SEU CORPO EM … assando um bolo

shutterstock

Menos estresse

Medir ingredientes ou mexer na massa forçam você a se concentrar. Essas situações (cheios de mindfulness ou atenção ao momento) acalmam o centro emocional do cérebro e o sangue flui para a área que controla seus impulsos. Isso significa que você ficará mais relaxada depois. Fornada queimada? Quem se preocupa?

Upgrade na imunidade

E falando daquela fornada queimada… Quando acontecer, foque na parte positiva (você agora pode postar uma foto do desastre e ganhar centenas de likes). Trocar pensamentos ruins por bons reduz os níveis de estresse, o que melhora a saúde das células e a habilidade do seu corpo lutar contra doenças.

Aumento de cognição

Qualquer que seja a coisa que você assar, misturar ingredientes do tempo da vovó pode trazer grandes benefícios ao cérebro. Seguir à risca uma receita reforça a sua memória procedural (uma forma de lembrança antiga que permite que você faça algo mesmo que não execute a ação há muito tempo, como o clichê do “é como andar de bicicleta”). Mas ir contra o óbvio – deixamos a uva passa de lado, mas colocamos cerejas desidratadas na mistura – torna seu cérebro mais flexível, o que resulta em treinamento para o seu pensamento estratégico.

Coração mais saudável

Mover ingredientes da pia para a geladeira não é o equivalente à sua sessão de cardio diária, mas esses movimentos usam seus músculos, o que melhora o modo como seu corpo metaboliza açúcares e gorduras. Faça isso por duas horas (talvez o maior bolo do mundo?) e terá melhores níveis de açúcar no sangue e, com o tempo, menos colesterol ruim.

Vida longa

Amigos não deixam amigos fazerem um bolo sozinhos – se querem continuar próximos mesmo quando estiverem velhinhos. Cozinhar perto de quem amamos pode construir laços fortes. Além disso, quanto mais atos generosos, menos inflamações pelo corpo, além da redução dos riscos de doenças crônicas e diabetes.

Corpo mais esguio

Não é irônico? Se jogar em guloseimas feitas em casa uma vez por semana ajuda a garantir o autocontrole, mantém a motivação para continuar comendo de forma saudável (finalmente, uma pausa do brócolis!) e evita aquela ideia de “ah, dane-se!”, que tem como cena seguinte você devorando a assadeira inteira. O segredo é planejar o “pecado da gula”. Coma um ou dois brownies logo que saírem do forno e então distribua o restante para seus amigos.

Fontes: Nicole M. Avena, ph.D e autor do livro Why Diets Fail (inédito no Brasil); Elisha Goldstein, Ph.D e autor do livro Uncovering Happiness (inédito no Brasil); Timothy de Waal Malefyt, Ph.D na Fordham University (EUA); Emma Seppälä, Ph.D na Stanford University School of Medicine (EUA)