Como substituir o açúcar e o sal de cozinha?

Por Giulia Villa Real Seabra

como substituir o açúcar e o sal
Foto: Shutterstock

Os maiores vilões de pessoas adeptas a seguir uma dieta saudável e balanceada são o sal e o açúcar, presentes em grande quantidade na maioria das comidas. Esses temperos podem trazer sabor, porém, quando consumidos de maneira incorreta, podem impactar a saúde negativamente. Por isso é tão importante saber como substituir o açúcar e o sal de cozinha!

O consumo excessivo de sódio (presente no sal de cozinha) causa graves problemas à saúde, entre eles hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e doenças renais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sódio não ultrapasse 2.400 mg. Essa quantidade representa 6 gramas de sal, porém grande parte da população brasileira ingere o dobro por dia (12 gramas).

Já o açúcar (sacarose) é um carboidrato que, apesar de oferecer benefícios ao organismo com a produção de serotonina (sensação de bem-estar) e a regulação do sono e humor, pode gerar também doenças. O consumo de açúcar recomendado pela OMS é de 25g, porém os brasileiros tendem a consumir 80g por dia (mais que o triplo sugerido). A obesidade, problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes são doenças recorrentes do consumo exagerado do açúcar.

A nutricionista Thaíse Costa, da marca Tia Sônia, indica temperos diferentes para substituir esses vilões:

Como substituir o açúcar e o sal de cozinha?

Sal

Sal Rosa do Himalaia: O sal Rosa do Himalaia é originário das superfícies rochosas do Himalaia e possui na sua composição diversos minerais como magnésio, cálcio e potássio, importantes para o bom funcionamento do organismo.

Tempero de Cúrcuma: Utilizada há mais de 4000 anos, a cúrcuma é uma planta da mesma família do gengibre que possui ações anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. Esse tempero combina com qualquer tipo de prato salgado.

Sal Marinho: O sal marinho é resultado da evaporação da água do mar. Como não passa pelo processo de refinamento do sal de cozinha comum, possui mais minerais importantes para o organismo. Entre eles o iodo, que combate doenças no organismo como problemas relacionados a tireoide.

Açúcar

Açúcar Demerara: O açúcar demerara é obtido a partir da cana-de-açúcar, através de um processo especial, em que passa por um leve refinamento e não utiliza aditivos químicos para o seu branqueamento, preservando assim os seus nutrientes. É um tipo de açúcar cristal mais escuro e ligeiramente mais úmido do que o açúcar comum. Tem fácil diluição e não altera o sabor das preparações.

Açúcar Mascavo: O açúcar mascavo é o açúcar bruto, obtido a partir da cana-de-açúcar, não sofre processo de refinamento e não possui aditivos químicos em sua composição de coloração. Pode variar entre o dourado e marrom escuro e possui um sabor marcante, que lembra caldo de cana. Essas características podem alterar ligeiramente o sabor e a cor das preparações.

Açúcar de Coco: O açúcar de coco possui baixo índice glicêmico comparado com o açúcar comum, sendo uma alternativa mais saudável. Contém elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e também de vitaminas B1, B2, B3 e B6.