Quando os tratamentos convencionais não estão funcionando, é hora de considerar usar não apenas os elixires mágicos que você anda colocando em seu rosto, mas também o que está acontecendo em sua dieta e vida diária. À frente, algumas dicas de como melhorar a pele acneica por Jeanette Jacknin, médico, dermatologista de San Diego que aborda o tratamento de uma perspectiva holística.
Leia mais + Recebidos da semana 10/02/20 + Guia básico de como fazer as sobrancelhas + 10 alimentos para melhorar a pele
Como melhorar a pele acneica
Dê uma olhada em suas refeições
Lamento dizer isso a você, mas tudo o que você ouviu sobre deixar laticínios e doces para obter uma pele melhor é legítimo, observa Jacknin. Ela também diz para evitar frituras, refrigerantes, álcool e qualquer outra coisa que você considere que faz mal para saúde. “Uma dieta baseada no Mediterrâneo ou em alimentos integrais, com muitos legumes frescos e peixes como salmão, é ideal”, diz ela. “Vários estudos mostram que dietas com baixa carga glicêmica melhoram a acne”.
Pratique atividades mais conscientes
Como não existe um método único para acalmar e reduzir o estresse, a Dra. Jacknin trabalha com seus pacientes para ver o que os coloca na zona zen. É uma aula HIIT com seus amigos? Uma caminhada individual na natureza? Uma manhã de meditação? Encontre a sua saída, mas saiba que sono adequado, exercícios regulares e conversar com um profissional de saúde mental são praticamente um resultado 10/10.
Como melhorar a pele acneica: Integrar remédios naturais
Dr. Jacknin combina ativos botânicos, dependendo da gravidade e preferência. Casos mais intensos podem exigir receita médica, mas em locais mais amenos, ela sugere aplicar 5% de óleo de tea tree – um antibacteriano natural – duas vezes por dia. Ingredientes como chá verde e resveratrol (um antioxidante encontrado na pele das uvas), que são conhecidos por reduzir a inflamação, também ajudam.