Esta é a forma correta de lavar seus sutiãs – e fazê-los durarem mais!

Por Geórgia Davis – Women’s Health EUA

como lavar sutiã
Foto Shutterstock

Vamos encarar os fatos: nem todo mundo sabe como lavar sutiã da maneira certa. Claro, é fácil jogá-los na máquina e esperar que eles saiam em condições perfeitas, mas isso raramente acontece.

Caso você não saiba, “todo sutiã vem com instruções de lavagem baseadas na fabricação”, diz o chefe de criação da ThirdLove, Ra’el Cohen (EUA). É importante seguir essas orientações, mesmo quando você está sem tempo. “A maioria dos sutiãs – eu diria que 99% dos sutiãs – têm spandex”, explica Cohen. Trata-se de um tecido muito frágil.

Mais especificamente, as fibras são muito sensíveis ao calor. “Spandex vai quebrar se for lavado a uma temperatura muito alta ou colocado na secadora”, diz Cohen.

Quanto à frequência com que você lava seus sutiãs: depende completamente de você e da sua sensibilidade à pele, de acordo com Cohen. Se você tende a produzir mais suor, pode querer lavá-los com mais frequência do que alguém que não transpira.

Agora, para a parte mais técnica, como fazer seus sutiãs ficarem frescos e limpos? Recorra a este guia especializado para cada tipo de peça!

Como lavar sutiã normal

Cohen recomenda lavar a mão todos os sutiãs, mas se lavar a máquina é a sua única opção (ou, sejamos sinceros, você simplesmente não quer lavar), estique todos e coloque em uma pequena bolsa de lavanderia. Isso ajudará a evitar que eles percam a forma e se enrolem em torno do maquinário. Também não se esqueça de fechar os ganchos.

Leia mais

Siga estas 7 dicas para higienizar sua calcinha da forma correte
Profissionais esclarecem com que frequência você deve lavar seus lençóis

Como lavar sutiã sem costura

Se ele tiver bojo de espuma, nem pense em jogá-lo na máquina de lavar. Lave-o à mão porque “a espuma às vezes pode ficar um pouco deformada com o tempo”, diz Cohen.

Para isso, encha a pia com água morna e um pouco de detergente e deixe o sutiã de molho por até uma hora. Esfregue suavemente o material e, quando terminar, coloque-o sobre uma toalha para secar.

Sem bojo? Sem problemas. Lave-o em uma bolsa de lavanderia na água fria. Novamente, certifique-se de que os grampos estão presos e, claro, deixe secar naturalmente.

Como lavar top esportivo

Também chamados de sutiãs esportivos, eles normalmente têm uma concentração muito alta de spandex, então você vai querer lavá-los em água fria, ok? Mas antes de tudo, remova as almofadas de bojo. “Elas podem acumular muito suor”, explica Cohen, então é melhor deixá-las à parte.

A maioria dos tops não tem grampos para fechar, mas os de alto impacto e de corredoras às vezes têm. Se houver algum fechamento, coloque a peça em um saco de roupa para evitar que fique enrolada em nada. Ah, e pule o amaciante de roupas …

Como lavar um bralette

Para os seus preciosos bralettes, lave-os na água fria ou à mão. E, assim como os tops esportivos, se tiverem bojos removíveis, tire-os e lave-os separadamente.
Tem colchetes para fechar? Mais uma vez, certifique-se que eles estão juntos antes de colocar um saco de roupa e jogá-lo com suas outras peças. A delicadeza de uma bralette pode tornar o processo fácil.

Como lavar sutiã tomara-que-caia

Provavelmente você não usa sutiã sem alças todos os dias. Na verdade, Cohen estima que ele seja usado poucas vezes por ano. Portanto, “realmente deve apenas tomar o tempo para lavá-los manualmente”, orienta. Por quê? “O elástico pegajoso de silicone no forro de seu sutiã – você sabe, a coisa que o sustenta – pode colecionar fiapos na máquina de lavar que eventualmente o desgasta”, diz Cohen. Então seja uma menina grande e leve seu sutiã sem alças para a pia.

Como lavar sutiã do dia a dia

A maioria das mulheres tem pelo menos alguns sutiãs que praticamente não vivem sem. “Esse é realmente o seu sutiã de ‘trabalho’”, diz Cohen. A melhor coisa que você pode fazer por eles: deixe-os descansar, diz Cohen. Tenha uma seleção de três a cinco peças para que você possa alternar e não desgastar muito cada roupa íntima. (Caso contrário, você provavelmente terá que substituí-lo bem antes da marca usual de seis meses.) A lavagem à mão é melhor, já que é mais suave. Mas contanto que você use um saco de roupa de malha, você pode colocá-los na máquina.

Como lavar sutiã de maternidade

Sutiãs de maternidade também podem variar em estilo. Isso pode tornar muito difícil saber exatamente como lavar o seu. Alguns deles têm aros, o que significa que você vai querer colocá-los em um saco de roupa e lavar em um ciclo de baixa rotação em água fria. Os que não tem, no entanto, são melhor lavados à mão.

A chave para os sutiãs de maternidade, diz Cohen, é ter três ou quatro, para que as novas mães não lavem a mesma peça todos os dias. Afinal, ela tem coisas muito mais importantes para lidar, de qualquer forma.