Durante a folia, as pessoas tendem a ficar mais relaxadas e esquecer das preocupações diárias. É aí que muitos aproveitam a ocasião para aplicar golpes com o cartão de crédito ou débito no Carnaval.
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Especialistas em prevenção a fraudes da FICO, empresa líder global em tecnologia de análise preditiva e tomada de decisões, prepararam dicas para que os consumidores se previnam de golpes durante a maior festa popular do Brasil.
Golpes com cartão: Cuidado em caixas eletrônicos
- Se um caixa eletrônico lhe parecer estranho ou se o seu cartão não entrar na máquina com facilidade, avalie a possibilidade de ir a outro lugar para realizar suas operações ou sacar dinheiro;
- Nunca se aproxime de um caixa eletrônico se alguém estiver por perto e não converse com outras pessoas em torno dele;
- Se o seu cartão ficar preso em um caixa eletrônico ligue imediatamente para a empresa ou o banco que o emitiu para relatar o problema. Às vezes, você pode pensar que seu cartão foi retido pelo caixa eletrônico quando, na realidade, será retirado por um criminoso que preparou uma armadilha no terminal. De qualquer forma, você deve cancelar o seu cartão e solicitar um novo o mais rápido possível.
Golpes com cartão: Fique atenta a suas compras
- Verifique com frequência as transações feitas com seu cartão e imediatamente comunique sua instituição financeira, caso identifique uma compra que não reconheça;
- Caso os números da sua senha apareçam na tela da máquina quando digitados, interrompa a compra e acione a polícia. Esse campo deve sempre mostrar apenas asteriscos;
- Lembre-se de sempre pedir a via do cliente para saber o valor exato de sua compra, e de conferir que o vendedor devolveu o cartão correto. Alguns podem se aproveitar do momento de festa e da grande quantidade de pessoas para devolver um cartão falso ao comprador.
- Sempre que possível, opte pela opção de aproximação do cartão em vez de digitar a senha. Dessa forma você evita a exposição dela e não precisa entregar seu cartão para que o vendedor concretize a operação.
Cuidado com ligações “oficiais”
- Se você receber uma ligação de alguém que diz ser de seu banco, não forneça nenhuma informação, desligue e ligue diretamente para a sua instituição bancária. Saiba que o seu banco nunca solicitará sua senha, exceto quando você realiza consultas pelo sistema automático de atendimento telefônico. Criminosos podem aproveitar esta oportunidade para tentar enganar as pessoas e obter informações que facilitem um eventual golpe.
Veja as opções das instituições financeiras
- Pergunte ao seu operador de cartão se a empresa oferece tecnologia de alerta de compras e uso. Por esse sistema, você receberá comunicações de texto via SMS ou e-mail sempre que utilizar o cartão, podendo conferir imediatamente caso haja alguma atividade suspeita ou tentativa de golpe pelo uso indevido de seu cartão;
- Se sua instituição financeira oferecer recursos de segurança aprimorados, como autenticação por etapas ou por token, certifique-se de sempre ativar esses recursos.