Cílios postiços podem causar queimaduras durante ressonância magnética

Por Giulia Villa Real Seabra

Cílios postiços pode causar queimadura durante ressonância magnética
Foto: Shutterstock

Após circulação de post mostrando a pálpebra machucada e os cílios destruídos de uma mulher que fez exame de ressonância magnética, médicos confirmam alongamento fio a fio ou cílios postiços podem causar queimaduras durante ressonância magnética. Alerta se extende até mesmo para pessoas com maquiagem permanente ou micropigmentação.

O autor do post, Hércules Fontes, de 31 anos, estudante de medicina na Ciudad del Este, no Paraguai, conversou com médicos e especialistas que cílios postiços podem causar queimaduras durante ressonância magnética mas que os cílios com imã são os mais problemáticos.

Cílios que têm imãs

“Os cílios que têm imãs podem ser perigosos. Tem maquiagem com presença de ferro na composição que também pode comprometer o exame, mas não chega a queimar”, disse Fontes para o G1.

O que acontece?

Com o cílios postiços de imã acontece uma atração com a própria máquina que se torna uma espécie de “grande imã” e acaba machucando a pálpebra de pacientes. Por isso médicos auxiliam para que todo paciente retire antes do exame.

No caso do cílios postiço com cola ou dos alongamentos, médicos avisam sobre o risco das queimaduras e auxiliam os pacientes a apertar um botão caso sintam que as pálpebras estão esquentando.

Leia mais

Afinal, é perigoso fazer extensão de cílios?
Mulher tem olhos colados e perde os cílios após procedimento
Acredite: você provavelmente tem ácaros nos cílios!

Porque cílios postiços podem causar queimaduras durante ressonância magnética?

O aparelho de ressonância magnética funciona como uma espécie de micro-ondas. Qualquer maquiagem, alongamento ou cílios postiços que contenham metal (em pequena ou grande quantidade) na sua composição, podem ser prejudiciais. Os problemas vão desde comprometer o resultado do exame, até causar machucados como o do post.

Rafael Santiago, radiologista do Delboni Auriemo e representante médico do Núcleo de Segurança do Paciente da Dasa diz em entrevista ao G1 que pede aos pacientes que procedimentos como tatuagens e micropigmentação sejam feitos pelo menos com 15 dias de antecedência da data do exame.

Já que cada vez mais pessoas têm virado adeptas do alongamento de cílios, ele se tornou parte do protocolo de segurança. Clínicas que realizam o exame de ressonância magnética perguntar se os pacientes possuem alongamento ou estão usando cílios postiços para todas as pessoas antes do exame.