Por Marina Pedroso
Quando você sonha com as férias, há grandes chances de que sua mente já pense também em experimentar um novo esporte. E você está certa. O aprendizado acontece mais facilmente quando estamos longe de casa e nosso corpo retém melhor as habilidades físicas adquiridas quando elas são treinadas diversos dias seguidos – mesmo que seja por apenas uma semana. “Durante uma viagem, já estamos emocionalmente estimulados. Se aliarmos isso a noites relaxadas e bem dormidas, a fase REM se amplia”, diz o neurologista Leandro Teles, de São Paulo, que explica que é nessa etapa do sono que o cérebro inclui as informações na memória de longo prazo, então mesmo que algumas aulas de tênis não a transformem na próxima Serena Williams, você ainda ficará com benefícios que podem ser usados na sua vida diária.
Estamos falando de afiar sua memória, refinar coordenação e reflexos e acelerar sua capacidade de aprender praticamente qualquer coisa. Mas vamos deixar algo claro: quando dizemos “atividade física que você ainda não domina e que estimula a mente”, não nos restringimos ao sentido literal da palavra “esporte”. Vale também fazer aulas de dança, sair para pescar ou até rebolar no bambolê. Ou, então, um dos nossos favoritos no momento: o arvorismo, que tem se destacado cada vez mais graças à popularidade de destinos que focam no ecoturismo. No Hotel Cabanas, em Bonito, Mato Grosso do Sul, você vai passar uma hora inteira pendurando-se em cordas, agarrando-se a redes, atravessando pontes instáveis e, de quebra, pode finalizar o circuito de 18 obstáculos, cujas dificuldades aumentam gradualmente ao longo do percurso, com uma tirolesa aquática para refrescar. Uma bela recompensa!
Quer conhecer mais modalidades inusitadas que tem tudo a ver com as férias? Na edição de dezembro de WH você conhece mais sobre o Slackline, Stand-up Paddle, escalada, mergulho, caminhada e para-quedismo.