Aos 24 anos, Marina Ruy Barbosa faz questão de manter uma rotina de exercícios para cuidar da saúde e do corpo – e, vez ou outra, compartilha suas experiências fitness com os fãs no Instagram, onde já soma mais de 34 milhões de seguidores.
Pensando nisso, a WH conversou com Rodrigo Sangion, personal trainer da atriz e proprietário da Les Cinq Gym, em São Paulo, para saber tudo sobre o treino da atriz. Segundo ele, o objetivo de Marina com as atividades físicas é tonificar a musculatura, com ênfase em pernas, braços e abdômen. “Ela não quer aumentar a massa muscular ou diminuir as medidas, já que está feliz com o corpo dela. No máximo, quer manter o peso”, conta. “Agora que está de férias e tem mais tempo para se exercitar, Marina resolveu focar mais no treinamento para se sentir ainda melhor com o corpo dela. Ela faz uma hora de musculação, três vezes na semana, em dias alternados”, completa Sangion.
Ver essa foto no Instagram
O treino de Marina Ruy Barbosa é dividido em duas partes: foco em pernas duas vezes por semana e foco em braços uma vez na semana. Já o abdômen é trabalhado todos os dias de treino.
Leia mais
Conheça o truque de Anitta para driblar a preguiça no treino
“Sigo minha metodologia (Método Sangion), baseada nos estudos mais modernos sobre treinamento e resultado. Resumidamente, o método tem como base o treinamento de curta duração (no máximo, uma hora), sempre buscando o limite máximo de esforço do aluno nesse período”, explica o personal trainer. “No caso da musculação, os alunos trabalham sempre com a carga limite que possibilite que eles consigam realizar o exercício corretamente, sem colocar o corpo em risco. Afinal, para ter resultados, é melhor treinar assim, do que por muito tempo, em uma zona de conforto.”
Treino de Marina Ruy Barbosa com foco em pernas
– Cadeira extensora alternado com leg press: uma série de 12 repetições de cada exercício na sequência, com intervalo de um minuto. Então, repete-se a mesma sequência. Novo intervalo de um minuto e é executada mais uma série de cada exercício até a exaustão muscular (falha). Intervalo de um minuto e repete a mesma sequência até a falha.
– Cadeira adutora: quatro séries de 15 repetições, com intervalo de 30 segundos entre elas.
Agachamento sumô alternado com cadeira abdutora: uma série de 15 repetições de cada exercício na sequência, com intervalo de um minuto e repete-se mais duas vezes esse mesmo roteiro.
– Levantamento stiff com barra: três séries de 15 repetições, com intervalo de 30 segundos entre elas.
– Elevação pélvica no banco com barra: quatro séries de 20 repetições, com intervalo de 30 segundos entre elas.
– Flexão plantar: três séries de 20 repetições, com intervalo de 30 segundo entre elas.
Leia mais
Nathalia Dill sobre treino: “É mais difícil tonificar o corpo do que perder peso”
Marina costuma realizar estes exercícios duas vezes por semanas, preferencialmente segunda-feira e sexta-feira. Segundo Sangion, esse intervalo mais longo entre um treino e outro ajuda a recuperar melhor a vasta musculatura da região.
“As pernas abrigam alguns dos maiores grupos musculares do corpo, como parte anterior (quadríceps) e posterior, além da panturrilha. Justamente por mexer com muitos grupos musculares, o treino de pernas é um dos mais cansativos”, explica ele. “Não é a toa que pernas bem trabalhadas também promovem o emagrecimento. Afinal, quanto mais massa muscular for desenvolvida, mais acelerado fica o metabolismo. É preciso gerar bastante energia para manter essa musculatura recém construída.”
Vale ressaltar que nos dois dias restantes da semana, Marina costuma ir à academia para fazer um treino de HIIT exclusivo da Les Cinq Gyn chamado QZone. Trata-se de uma aula coletiva de 40 minutos, composta por circuitos de treinamento, em que se utiliza aparelhos e acessórios como esteira, remo, halteres, caixa de saltos e step.