Mindfullness também funciona na hora da alimentação?

Por Nathali Oliani

mindfullness
Foto Shutterstock

Hoje vou falar um pouco sobre este assunto que está em alta. Vocês já ouviram falar sobre mindfullness? Trata-se de um estado onde treinamos qualidades de atenção ao momento. Assim, nós aprendemos a perceber nosso pensamento, sensações corporais e emoções, nos levando a fazer escolhas mais conscientes e funcionais. E será que isso também pode ser aplicado à nossa alimentação?

É claro que sim! Esta técnica é muito importante para prestarmos atenção no que comemos, aprender a escutar o nosso corpo e perceber se estamos com fome ou saciados. É uma técnica que ajuda a ter uma alimentação consciente, que traz inúmeros benefícios. Listei alguns deles.

Benefícios do mindfullnes na alimentação

– Sentir mais o sabor dos alimentos;
– Ajuda a perceber sinais de fome e saciedade;
– Potencializa melhores escolhas alimentares;
– Ajuda a identificar e diminuir o hábito de comer por motivos emocionais.

Com isso, você conseguirá manter uma alimentação muito mais saudável e, consequentemente, ter maior facilidade na administração do peso.
Quer colocar em prática a alimentação consciente? Veja algumas dicas que podem te ajudar.

Leia mais

Por que sentimos mais fome no inverno?
Como a ansiedade pode te fazer ganhar peso?

Como usar o mindfullness na alimentação

Para começar, antes de dar a primeira mordida no alimento, pare, respire e observe o que você vai comer. Depois, mastigue devagar. Seu cérebro demora cerca de 20 minutos para receber a mensagem de que o corpo foi alimentado. Então, se você comer com calma, seu organismo perceberá que está saciado antes do que se você devorasse a comida, evitando um consumo excessivo.

Procure descansar entre as garfadas para prestar atenção no alimento. Isso ajuda a sair do piloto automático, quando você nem percebe o que está colocando na boca. Já enquanto estiver mastigando, ouça os sons do ambiente. Perceba as características e aparência do alimento, assim como sua textura. Sinta o aroma e então, saboreie, sentindo cada ingrediente na boca.

Aprender a perceber seu corpo a ajudará a sentir mais prazer na hora de se alimentar. Assim, você terá refeições mais saudáveis e que saciem por mais tempo.

Espero ter ajudado vocês. Dúvidas ou dicas sobre nosso próximo assunto por aqui? Escrevam para @nathalioliani.

Um beijo e até a próxima!

Colunista da WH, Nathali Oliani é nutróloga e traz dicas e conteúdos relacionados à vida saudável.