É difícil encontrar alguém que não se perca em memes engraçados e vídeos de cachorros no feed das redes sociais. Mas passar muito tempo rolando no sofá (ou na cama) pode resultar em calorias que não são queimadas e cérebros que não receberam reforços de endorfina. Então como usar o celular em benefício da saúde?
Usando a sugestão da Amgen – pioneira da biotecnologia e fundadora das iniciativas akaway from Cancer® e Breakaway from Heart Disease™ (EUA) para aumentar a conscientização dos recursos disponíveis para pessoas com câncer e motivá-las a entender seus fatores de risco para doenças cardíacas –, confira dicas para inspirar você a se levantar e sair. Porque quando usado para um propósito, seu telefone pode ajudar a motivá-la a se mexer. Aqui estão cinco maneiras de começar.
Como usar o celular em benefício da saúde
1. Procure um desafio
Definir metas semanais e acompanhar seu progresso por meio de um aplicativo de treinos é uma maneira útil de se manter responsável. Se isso ainda não é motivação suficiente para você, que tal doar R$ 5 para cada quilômetro que você andou, correu ou pedalou?
Leia mais
Aprenda a planejar as finanças e tenha dinheiro no bolso o mês inteiro
Adeus, celular! Saiba os benefícios das relações reais para a saúde
Como saber quando a ansiedade precisa de tratamento?
2. Defina um alarme de movimento
Se você sabe que terá um domingo preguiçoso pela frente, defina um alarme para lembrar-se de levantar e se movimentar pelo menos a cada meia hora. Esta é a quantidade de tempo recomendada por especialistas. Toda vez que desligar o despertador, você pode dar 10 saltos ou agachamentos na sala, um passeio rápido ou uma volta na sua bicicleta pela vizinhança.
3. Tente um audiobook
Se a sua desculpa por estar no sofá é um livro muito bom, termine-o enquanto sua. Basta fazer o download de um app como o Audible ou o Google Play Livros. Então, durante seu próximo treino aeróbico, ligue seu aplicativo para se mover e ouvir ao mesmo tempo. Isso que chamamos de multitarefa inteligente!
4. Pratique meditação enquanto se move
Faça a sua próxima sessão de meditação ao ar livre para dar alguns passos extras e desestressar simultaneamente. A meditação andando é uma versão mais ativa da meditação sentada, e alguns apps têm toneladas de opções de meditação guiadas disponíveis.
5. Use um aplicativo de motivação de hábitos
As pessoas adoram aplicativos de rastreamento de hábitos – e por um bom motivo: são super motivadores. Vários desses apps permitem que você insira hábitos diários específicos em seu estilo de vida e, depois, verifique-os à medida que avança. Muitos deles também permitem que acompanhe quantos dias seguidos você concluiu suas tarefas.