Que atire a primeira pedra quem nunca comeu um doce usando a desculpa de que queria melhorar o humor. Bom, se você também já fez isso, temos uma má notícia. Um novo estudo concluiu que, na verdade, o açúcar promove o efeito oposto no organismo.
Os pesquisadores analisaram uma série de estudos sobre o consumo de doces e seus efeitos no humor das pessoas. Assim, eles descobriram que o açúcar não melhora esse aspecto e, na verdade, pode deixá-la triste. O estudo foi publicado na revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews.
“A idéia de que o açúcar pode melhorar o humor tem sido muito influente na cultura popular. Por isso, pessoas de todo o mundo consomem bebidas açucaradas para se tornarem mais alertas ou combater a fadiga”, disse o principal autor do estudo, Konstantinos Mantantzis, da Humboldt University of Berlin (Alemanha), segundo o IFL Science. “Nossos resultados indicam claramente que tais alegações não são substanciadas. Se é que o açúcar causa alguma coisa, provavelmente será fazer você se sentir pior”, acrescentou.
Leia mais
Será que mel é melhor que açúcar? Descubra a resposta!
O que é pior para o seu corpo: açúcar ou sal?
Os pesquisadores revisaram 31 estudos diferentes – com mais de 1.250 participantes –, que investigaram os efeitos dos carboidratos solúveis, incluindo açúcares e amidos, em vários aspectos do humor, passando também por raiva, estado de alerta, depressão e fadiga.
Assim, concluiu-seque meia hora depois de comer açúcar, a maioria das pessoas começou a sentir cansaço e fadiga, comparadas àquelas que tomaram placebo. Uma hora após o açúcar, a maioria das pessoas começou a sentir o estado de alerta reduzido.
“Esperamos que nossas descobertas ajudem a dissipar o mito da ‘corrida do açúcar’ e informem as políticas públicas de saúde para diminuir o consumo de dela”, comentou a co-autora e professora Elizabeth Maylor, da University of Warwick (Reino Unido).