Você já ouviu falar em água de cacto? Parece estranho – ou pelo menos muito curioso – já que a água pode ser a última coisa que você pensa quando imagina um cacto. Mas como os novos tipos de água estão na moda deste ano (eles foram apontados como uma das tendências alimentares a serem observadas em 2019), faz sentido que a água do cacto seja a próxima bebida a chegar às prateleiras.
Leia mais
Tomar água melhora seu rendimento no trabalho, aponta estudo
Água com limão: 8 dúvidas que você ainda não teve resposta
Jejum de água é algo que você nunca deveria fazer para emagrecer
Antes de trocar água comum por uma variedade de cactos, você pode querer ouvir o que um nutricionista tem a dizer sobre a última moda do H2O.
O que é a água de cacto?
A água de cacto é feita da fruta do cacto, então, é bem simples, com ingredientes mínimos. “É baixa em calorias (18 calorias por xícara) e contém só 4g de carboidratos, sem adição de açúcar e 159mg de potássio”, explica Dana Angelo White, nutricionista e treinadora atlética (EUA).
Não é super versátil, mas pode fazer um pouco mais do que apenas saciar sua sede. “Eu usaria para smoothies, ou como um molho para peixes”, indica Dana.
Mas a água de cacto é saudável?
Ela não faz mal, mas também não é uma bebida nutritiva. “Não há muita informação ou pesquisa sobre seus benefícios”, observa a profissional. “Isso certamente pode ajudar a hidratar você, e o teor de potássio pode contribuir com o reabastecimento de eletrólitos”, diz ela. “Mas pode não valer a pena pelo preço elevado”.
Ah, vale ressaltar que, por mais que ela possa ajudar você a reabastecer seus eletrólitos após um treino, a água de cactos por si só não é suficiente.
Se você decidir experimentar a água do cacto, opte por sabores que não tenham adição de açúcar, ou pelo menos uma quantidade muito pequena (pense em 4g ou menos).
Então, devo beber água de cacto?
Claro, é seguro. Mas não espere muito dela. “Eu não passaria para meus pacientes, mas daria a eles luz verde para experimentarem”, diz White.