Leite de amêndoas está por todos os lugares que você olha. Você coloca no café, mistura com seus smoothies matinais ou apenas bebe direto da caixinha. Sim, ele é um pouco aguado. Mas é feito de amêndoas, então ele DEVE ser bom para a saúde.
Não tire ideias precipitadas. Um estudo publicado no periódico internacional Journal of Food Science and Technology descobriu que leite de soja, não o de amêndoas, foi considerado o melhor dentre essas bebidas vegetais.
Qual é melhor?
Leites vegetais, como o de amêndoas, podem ter um papel importante na sua dieta. “Leites advindos de plantas são ótimos, alternativas versáteis aos leites de origem animal para aquelas que não toleram o leite de vaca ou estão reduzindo a ingestão de alimentos de origem animal por dieta ou ética animal”, explica Sharon Palmer, nutricionista dos Estados Unidos.
As pessoas geralmente escolhem o leite de amêndoas porque o sabor não é muito forte e é fácil de digerir.
Leia mais
14 alimentos tendência que você vai ver em todo lugar em 2019
8 receitas de smoothies que têm gosto de milkshake
Tabela nutricional do leite de amêndoas
Afinal, o leite de amêndoas é bom para a saúde? Aqui vão as informações nutricionais dele, em uma xícara, na versão sem açúcar.
Calorias: 39
Gordura: 3 g
Proteína: 1.5 g
Carboidratos: 1.5 g
Açúcar: 0 g
Cálcio: 516 mg (52% dos valores diários)
Compare com as informações de 1 xícara de leite de soja sem açúcar:
Calorias: 80
Gordura: 4 g
Proteína: 7 g
Carboidratos: 4 g
Açúcar: 1 g
Cálcio: 299 mg (29% dos valores diários)
Benefícios do leite de amêndoas
Primeiro, a parte boa: leite de amêndoas é baixo em calorias e gorduras, fazendo dele uma grande base para smoothies, por exemplo.
A parte ruim: tem pouca proteína. O leite de amêndoas possui apenas 20% da proteína que você adquire em uma xícara de leite de soja.