Quer parar de tomar pílula? Então aposte neste passo a passo

Por Krissy Brady

Foto: Shutterstock.

Não importa quão confiante você esteja, parar de tomar pílula pode ser tão assustador quanto terminar com alguém. Especialmente quando o anticoncepcional tem alguns benefícios como períodos menstruais mais leves e menos cólicas.

“O que a mulher passa quando para com a pílula varia muito”, diz Sara Twogood, professora assistente da clínica de obstetrícia e ginecologia na Keck School of Medicine, na Califórnia (EUA). “Depende do tempo que a mulher fez uso e das razões pela qual começou a tomar naquele período.”

Se você decidiu que é a hora de parar com ela, aposte neste passo a passo para fazer dessa transição a menos dramática possível.

Passo a passo para parar de tomar pílula

1. Converse com sua ginecologista

Tudo deve começar com uma visita à sua médica, especialmente se está preocupada sobre efeitos colaterais ou quer uma forma alternativa de contracepção. “Se você usava a pílula estritamente para não engravidar e sua menstruação não era tão desregulada, não vai perceber grandes mudanças quando parar de tomar o anticoncepcional”, diz Kelly M. Kasper, ginecologista obstetra na Indiana University Health. Mas se o ciclo consistia em seus ovários aterrorizando seu corpo, esteja preparada.

2. Esteja preparada

Se antes da pílula você sofria com as cólicas, invista em remédios para cólicas, bolsinhas térmicas e exercícios relaxantes como ioga, sugere Twogood. “Ter em mãos um aplicativo ou um calendário para controlar os sintomas e o ciclo menstrual podem ajudar as mulheres que anteriormente tinham períodos irregulares ou sintomas da TPM desagradáveis”, ela diz. E se você começou a tomar a pílula por motivos dermatológicos, certifique-se de que você tem um bom regime de cuidados da pele para ajudar a diminuir quaisquer surtos, diz Kasper.

Leia mais

Adeus, pílulas! É hora de largar os hormônios de vez?
Tomar pílula pode deixar você depressiva

3. Largue a pílula

O processo de parar com o anticoncepcional é muito autoexplicativo. “Só pare quando terminar sua cartela”, indica Sherry Ross, ginecologista obstetra do Providence Saint John’s Health Center (Califórnia). Parar no meio de uma cartela pode causar escapes.

4. Deixe o seu corpo trabalhar

Para algumas mulheres, o período de adaptação pode ser como uma volta na montanha russa. “Você poderá ter períodos mais fortes, cólicas, alterações de humor e aparecimento de espinhas”, aponta Twogood. No entanto, se você teve sensibilidade mamária, dores de cabeça, náuseas ou hemorragias enquanto tomava a pílula, esses efeitos devem desaparecer muito rapidamente, uma vez que você parou de tomá-la. (Ufa). Seu ciclo normal irá retornar naturalmente dentro de um ou dois meses.

-->

5. Fique de olho nas coisas

“Depois de parar, espere dois ou três meses para ver o que acontece com seu ciclo”, diz Ross. Depois disso, seu corpo voltará ao funcionamento natural. Se passar três meses e sua menstruação ainda não estiver regular, verifique se seus hormônios estão funcionando normalmente. “O mesmo vale para sangramento irregular ou frequente, ou dores que não são controladas por medicamentos”, diz Kasper. Se algo parecer fora do normal, sempre siga seus instintos.