Em maio de 2015, quatro mulheres apaixonadas por futebol e cansadas do sexismo da cobertura esportiva que direciona as informações apenas ao público masculino criaram o portal e página ~dibradoras para promover a participação das mulheres em um meio que ainda é tão dominado pelos homens. “Não havia um veículo que conversasse com as torcedoras sobre o futebol e tão pouco sobre outros esportes praticados por mulheres que notoriamente recebem menos atenção, investimentos, salários e costumam ser retratadas como ´musas´, sexualizando sua imagem”, diz Roberta Nina, jornalista e co-fundadora.
Desde então, o futebol e outras atividades esportivas são tema das discussões de Angélica Souza, Nayara Perone, Roberta Nina e Renata Mendonça – porque, infelizmente, o futebol não é o único esporte que ignora a presença feminina.
Além do portal, as meninas lideram um podcast semanal na rádio-web Central 3 e entrevistam atletas de peso como Formiga, Cristiane e Sissi (futebol), Ana Moser, Ana Paula e Fofão (vôlei), Magic Paula (basquete) e Flavia Delaroli (natação) são alguns nomes.
E hoje, no dia da final da Champions League, que é a competição mais importante do cenário de futebol europeu, as ~dibradoras estreiam a parceria com a Women´s Health como colunistas em um blog dentro do site da WH. Juntas, iremos a ampliar o espaço de discussão e da participação das mulheres no esporte. Afinal, juntas somos mais fortes.