Por Go Outside
Ao longo dos anos, acumulamos alguns modelos diferentes de garrafas e reservatórios de mochilas de hidratação, e estávamos nos perguntando se há um método apropriado de limpeza para cada um deles. A Outside norte-americana conversou com representantes de algumas marcas para buscar conselhos. Isso é o que eles disseram:
1Garrafa de plástico
As garrafas plásticas podem ir na máquina de lavar louças, desde que fiquem na parte de cima, longe da parte aquecida, que pode derreter e comprometer a tampa. Água morna e sabão também limpam com eficiência. Se você esquecer a garrafa cheia de suco ou alguma outra substância, a sugestão é deixar a garrafa de molho de um dia para o outro com uma colher de sopa de água sanitária ou bicarbonato de sódio por xícara de água.
2Squeeze
A mesma regra vale para as caramanholas plásticas como a Polar: é permitido lavar na máquina, desde que na parte de cima, longe do aquecimento. Se você esquecer uma bebida açucarada dentro da garrafa, deixe-a de molho em uma solução de água e sabão. Se mesmo assim o cheiro não sair, a dica é usar uma escova plástica ou adicionar um pouco de arroz à água com sabão, e chacoalhar para tirar qualquer vestígio que tenha ficado para trás.
3Garrafa térmica a vácuo
A maioria destas garrafas pode ir na máquina de lavar louças (as marcas Klean Kanteen e Yeti podem, as da marca Hydroflask não devem ir à máquina). Para lavar à mão, o melhor é usar um detergente sem cheiro, para não deixar gosto. Lembre-se: este tipo de garrafa usa soldas precisas para manter o isolamento a vácuo. Deixá-las no freezer ou sobre uma chama aberta pode fazê-las expandir ou contrair, o que danifica as soldas e a habilidade da garrafa em reter a temperatura.