Teste: quanto você realmente sabe sobre seu período menstrual?

Por Marygrace Taylor – Women’s Health EUA

Foto Shutterstock

A menstruação vem uma vez por mês. E, no entanto, muitas de nós não sabem tudo sobre isso, ou prestam pouca atenção aos detalhes do que nossos corpos estão passando. Em vez disso, apenas sentamos e esperamos que as cólicas e a loucura acabem. Mas isso é um erro.

A duração do seu ciclo, a sua intensidade e como isso afeta o resto de sua vida podem fornecer informações importantes sobre sua saúde geral. Por isso, é hora de começar a prestar atenção em você mesma. Use este teste como um aviso para começar a pensar mais sobre seus padrões de menstruação e o que eles podem significar para seu bem-estar geral.

Um período menstrual típico dura menos de uma semana

A resposta: verdade

A maioria das mulheres tem um período de quatro a cinco dias, de acordo com os Centers for Disease Control and Prevention (CDC), mas um fluxo que dura até oito dias se encaixa no normal também, observa o Office on Women’s Health (OWH).

Quanto aos períodos que tendem a ficar por mais tempo? Vale a pena falar com o seu ginecologista. Eles podem ser um sinal de períodos pesados, ou sangramento uterino anormal, uma condição que o CDC diz que afeta uma em cada cinco mulheres.

Leia mais

Mãe faz festa temática após primeira menstruação da filha de 11 anos
Mulheres estão colocando vegetais na vagina para induzir menstruação
Saiba o que é menstruação livre e se você deveria tentar

As pílulas anticoncepcionais e os DIU são as únicas formas de regular o período menstrual

A resposta: falso

Ok, um efeito colateral feliz das pílulas anticoncepcionais hormonais e dos DIUs é que eles podem tornar seu período mais regular e reduzir a quantidade que você sangra. Mas existem outras opções se você luta com períodos pesados ou dolorosos.

Uma opção é a ablação endometrial. Durante o procedimento minimamente invasivo, o médico remove o revestimento do útero para controlar ou eliminar o sangramento menstrual. Uma coisa a ressaltar: a ablação endometrial é recomendada apenas para mulheres que já têm filhos, já que a gravidez após esse procedimento pode ser perigosa.

Se seu médico suspeitar que os pólipos ou miomas uterinos estão causando seus problemas menstruais, eles também podem ser removidos, de acordo com o CDC. Remoção cirúrgica de miomas pode variar de procedimentos minimamente invasivos, como histeroscopia operatória ou cirurgia mais séria, como a histerectomia, que envolve a remoção de todo o útero.

A maioria das mulheres só perde algumas colheres de sangue durante a menstruação

A resposta: verdade

Pode parecer mais, mas a mulher perde, em média, apenas duas a três colheres de sopa de sangue durante seu período, diz o CDC. Claro, descobrir exatamente o quanto você sangra seria meio impossível. A menos que você use um coletor menstrual. Mas, ainda assim…

Apenas tome nota de quantos absorventes você normalmente precisa usar, bem como a sua capacidade de absorção, e dê ao seu ginecologista um alerta se parecer que as coisas estão mudando.

É normal que o fluxo de uma mulher seja sempre super intenso

A resposta: falso

Claro, alguns dias serão mais intensos do que outros – e a ideia de “intenso” de todas é diferente. Mas, em geral, encharcar um absorvente a cada hora por várias horas, ter que trocá-los no meio da noite ou ter que dobrá-los para evitar manchar suas roupas são sinais de que algo pode estar errado, segundo o CDC.

O mesmo vale para coágulos sanguíneos que parecem muito grandes. Se alguma dessas coisas acontecer, é hora de ligar para o ginecologista.

Às vezes, um fluxo super intenso pode afetar negativamente sua saúde

A resposta: verdade

Períodos intensos não são apenas irritantes. Eles podem colocá-la em risco de anemia, uma condição em que o sangue não é capaz de transportar oxigênio suficiente para o resto do corpo. Isso pode deixá-la com sensação de fraqueza, cansaço, falta de ar, dor de cabeça ou tontura. Você pode até ficar com um batimento cardíaco irregular, observa o National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI).

Além disso, é possível que o sangramento uterino anormal possa prejudicar sua saúde mental. Em uma pesquisa patrocinada pela Hologic, com 1.003 mulheres que afirmaram terem atualmente ou recentemente fortes sangramentos, 42% disseram que se sentem deprimidas quando o período é mais intenso.

Sentir-se super mal durante o período é normal

A resposta: falso

Cólicas leves, inchaço ou fadiga são uma coisa, mas dor abdominal intensa ou exaustão que impedem que você faça suas atividades habituais é outra. O ponto principal é que sua menstruação não deve interferir em sua vida. Por isso, se seus sintomas são tão ruins que você não pode fazer as coisas que gosta, converse com seu ginecologista. Não tem que ser assim.