Aumentar os seios é a vontade de muitas mulheres. Para uma moradora de Nebraska (EUA), contudo, isso se tornou um pesadelo após ela contrair salmonela em seu implante de silicone.
Cinco meses após se submeter a uma cirurgia de aumento e sustentação da mama, a paciente de 34 anos fez uma viagem para Cancun, onde começou a sentir fortes cólicas abdominais, diarréia e febre. Ao voltar para os Estados Unidos, precisou ir ao hospital, também se queixando de inchaço e dor no seio direito.
Depois de fazer um ultrassom, seu diagnóstico foi de que seu implante continha amostras da bactéria salmonela. Com isso, os médicos concluíram que a doença gastrointestinal de sua viagem ao México havia passado para a corrente sanguínea, resultando na infecção do implante.
Leia mais
Jovem morre de doença causada por absorvente interno. Entenda
Mulher fica com dedo inchado e descobre bactérias de tuberculose
Para tratar o problema, a mulher precisou tomar um remédio para infecções bacterianas. Contudo, três dias depois, ela voltou com um grande abscesso na parte inferior do seio direito e pele avermelhada. Com isso, a paciente foi levada a uma sala de cirurgia para drenar o líquido e remover o implante.
Segundo Stuart Linder, cirurgião plástico de Beverly Hills, Califórnia (EUA), explicou ao Daily Mail, é mais provável que um traço de salmonella tenha sido implantado durante a cirurgia de seios e permanecido ali inativo por meses. “Tudo é possível. Contudo, em 21 anos como profissional, nunca ouvi falar de um único caso de salmonela em implante”, disse ele.
Sua hipótese, portanto, é de que a mulher foi contaminada na sala de operação. Provavelmente isso aconteceu através de alguém que não lavou as mãos da forma correta antes do procedimento.
Ele acrescentou, ainda, que apenas cerca de um a dois por cento dos aumentos de mama resultam em uma infecção. A maioria delas ocorre entre 10 e 14 dias após o procedimento. “Cinco meses depois? Ah, por favor! [As bactérias] provavelmente estavam paradas lá o tempo todo.”
Em contrapartida, os médicos que diagnosticaram a mulher afirmam que pesquisas anteriores mostraram que infecções por salmonela podem ocorrer fora do intestino. Isso pode acontecer devido à capacidade da bactéria de viver dentro de um tipo de célula que absorve outras bactérias, que então circulam na corrente sanguínea.
O Daily Mail Online entrou em contato com os pesquisadores, que não quiseram comentar o caso.