Receita de bacalhau: quatro opções diferentes para o almoço de Páscoa

Receita de bacalhau
Foto Divulgação/Oba Hortifruti

Quando o assunto é Páscoa, há sempre uma certeza: receita de bacalhau na mesa do almoço.

“Como todo bom peixe, o bacalhau é repleto de vitaminas e nutrientes, como o ômega 3, que auxilia na saúde do coração e do cérebro. Também é muito rico em magnésio, cálcio, fósforo e outros minerais importantes para um bom funcionamento do organismo”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti (SP). Além disso, ela ressalta que o peixe é uma carne leve, com baixo teor de gordura e muito nutritiva, sendo composta por até 40% de proteína.

Abaixo, você confere quatro sugestões de receita de bacalhau para você e sua família se deliciarem nesta Páscoa.

Barquinhas de bacalhau

Ingredientes

1 xícara de lombo de bacalhau assado e desfiado
2 colheres de sopa de maionese
2 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas
2 colheres de sopa de cheiro verde bem picadinho
Sal e pimenta do reino a gosto
Barquinhas para rechear

Modo de preparo: misture o lombo, o cheiro verde, as azeitonas e a maionese, formando um creme. Tempere com o sal e a pimenta. Recheie as barquinhas e sirva gelado.

Bacalhau no papelote

Ingredientes

4 postas de lombo de bacalhau (aproximadamente 150g cada)
1 cebola roxa fatiada
8 tomates cereja cortados ao meio
4 batatas médias fatiadas
4 colheres de sopa de azeitonas pretas fatiadas
4 colheres de sopa de cenoura picada em cubos
4 buquês de brócolis
Azeite a gosto
Pimenta do reino e cheiro verde a gosto

Modo de preparo: deixe o bacalhau de molho por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas (sempre na geladeira). Em uma panela, ferva água suficiente para cobrir os legumes picados (batata, cenoura e brócolis). Cozinhe por 5 minutos. Separe 4 pedaços de papel alumínio de tamanho suficiente para embrulhar o bacalhau com os demais ingredientes. Coloque o bacalhau no papelote e faça uma camada com a cebola fatiada e as azeitonas. Ao lado, monte os legumes pré-cozidos com o tomate cereja. Salpique sal, pimenta do reino, cheiro verde e o azeite. Feche cada papelote, vedando bem para facilitar o cozimento. Coloque os papelotes em uma forma e leve ao forno pro aproximadamente 30 minutos.

Escondidinho de bacalhau

Ingredientes

500g de bacalhau
1 cenoura ralada
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
150 ml de leite integral
150 ml de creme de leite
1 pão francês (molhado no leite)
50 ml de azeite
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo: cozinhe o bacalhau em fogo baixo até amolecer. Escorra a água, desfie os pedaços e reserve. Em uma panela, coloque o alho, o azeite, a cenoura, a cebola e refogue até que os vegetais amoleçam. Acrescente o bacalhau desfiado, o leite e o creme de leite. *Deixe cozinhar em média 20 minutos*. Acrescente o pão umedecido, mexendo até que ele se desmanche. Passe o conteúdo da panela para uma assadeira. Finalize com o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.

Bacalhau de forno

Ingredientes

500g de bacalhau desfiado
6 batatas médias
2 dentes de alho amassados
4 colheres de sopa de azeite
1 xícara de queijo parmesão ralado
½ xícara de leite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: cozinhe o bacalhau em água com sal. Escorra e acrescente o leite. Aqueça o azeite, doure o alho e acrescente o bacalhau com o leite. Cozinhe separadamente as batatas. Em um refratário, forre com as batatas cortadas ao meio e acrescente uma camada do bacalhau. Cubra com queijo parmesão e leve ao forno por cerca de 15 minutos.