6 razões pelas quais você está fazendo mais cocô

Foto: Shutterstock

Por Korin Miller

Todo mundo faz cocô – é um simples fato da vida. Talvez você frequentemente o faça assim que acorda ou uma hora depois que tomou o café da manhã, ou no meio da tarde. Seja qual for o seu “horário”, você provavelmente tem certo tipo de rotina. Então é completamente compreensível se ficou um pouco assustada quando de repente suas idas ao banheiro começaram a aumentar.

Leia mais:
+ O que seu cocô diz sobre sua barriga?

Enquanto fazer o número dois mais do que o normal pode ser um sinal de que algo está errado, isso não é exatamente uma razão para mulheres saudáveis e jovens ficarem assustadas, diz o médico Kyle Staller, gastroenterologista do Hospital Geral de Massachusetts (EUA). “Provavelmente, uma das causas mais comuns sejam as intolerâncias nutricionais – você comeu algo que o seu corpo não aceita”, diz Staller. Isso é especialmente verdade se você sentir uma mudança por alguns dias e depois tudo voltar ao normal.

Além da intolerância, confira outras possíveis razões pelas quais a frequência de números dois aumentou:

1. Você começou a se alimentar melhor

Uma das razões mais comuns pelas quais as mulheres jovens começam a ir ao banheiro com mais frequência é o aumento de consumo de fibras, segundo Rudy Bedford, médica gastroenterologista no Centro de Saúde Providence Saint John, em Santa Monica, na Califórnia (EUA). Então, se você de repente começar a fazer mais cocô após adicionar mais vegetais à sua dieta, esse provavelmente é o motivo.

2. Você está com uma infecção

Infecções virais e bacterianas podem causar idas excessivas ao banheiro e diarreia, segundo Staller. Isso é normal, mas se você percebeu sangue nas fezes ou evacuou sangue, deve correr para um médico.

3. Você aumentou o número de exercícios

Aumentar sua rotina de exercícios pode fazer você ir ao banheiro mais que o usual, diz Bedford. Aqui está o motivo: O exercício aumenta as contrações musculares em seu cólon, mandando o número dois para fora do seu corpo mais rápido. É por isso que os médicos podem encorajar você a fazer mais atividades físicas se estiver constipada.

4. Você tem SII

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) não é brincadeira, e Staller diz que é mais comum em mulheres jovens. A condição, um transtorno intestinal que causa dores em seu estômago, gases e cólicas, também pode fazer você ir ao banheiro várias vezes. “A paciente clássica tem dores abdominais repentinas e cólicas associadas à constipação ou diarreia”, diz Staller.

5. Você está estressada

Para algumas pessoas, o estresse é o desencadeador de frequentes idas ao banheiro. “Muitas pessoas têm mais evacuações quando estão sob estresse”, diz Staller.

6. É aquela época do mês

Muitas mulheres que acabaram de menstruar ou estão na TPM evacuam com mais frequência. Isso provavelmente ocorre devido a uma mudança nos hormônios presentes em seu ciclo (especificamente a progesterona), e é “muito normal,” diz Staller.

Então, como você sabe que o seu repentino maior número de fezes é motivo para se preocupar? Bedford diz que dores abdominais, fezes com sangue e muco no cocô são pistas de que algo não está certo, e você deve ver um médico.

Staller diz que a forma como isso impacta em sua vida também é uma boa dica. Se você realmente não pensa toda hora nisso, provavelmente está bem. Mas se acha que isso está mudando sua rotina ou fazendo com que evite algumas situações sociais porque está preocupada se vai ao banheiro toda hora, é melhor procurar um médico.