7 razões pelas quais algumas mulheres precisam fazer xixi o tempo todo

Por Macaela Mackenzie e Cassie Shortsleeve – Women’s Health EUA

fazer muito xixi
Foto Shutterstock

Você está tomando um café, e, de repente, tem que sair correndo de uma reunião com medo de molhar as calças. Ou, uma hora depois de fazer uma parada na estrada, você precisa parar em outro posto de gasolina para ir ao banheiro. Parece que ultimamente você está sentindo vontade de fazer muito xixi – e não sabe ao certo o que está acontecendo com sua bexiga.

“Há uma série de razões que influenciam a frequência com que temos que urinar. Isso inclui idade, dieta, condições médicas, medicamentos, volume e tipo de ingestão de líquidos”, explica Ekene Enemchukwu, urologista do Stanford Medical Center (EUA).

Mas a verdade é que algumas pessoas só têm uma anatomia diferente e uma bexiga menor, ou seu corpo produz mais urina. Também é possível que você conheça alguém que beba uma tonelada de água, mas que nunca precise fazer xixi, por exemplo.

Outra das razões mais comuns por trás do desejo de fazer muito xixi: a idade. Conforme você envelhece, há um risco maior de bexiga hiperativa e incontinência urinária, como a perda do controle da bexiga, o que pode causar problemas incrivelmente irritantes.

Leia mais

Fazer muito xixi significa que tenho incontinência urinária?
Por que sinto vontade de fazer xixi durante o sexo?
Quantas vezes por dia é normal fazer xixi?

Mas ei, e se você ainda se considera jovem para isso? No seu caso, aqui estão algumas das razões pelas quais você pode fazer muito xixi – e o que fazer para melhorar isso.

Por que você precisa fazer muito xixi?

1. Você está tomando muito café

Irritantes da bexiga, como bebidas carbonatadas, comidas apimentadas, frutas ácidas, adoçantes artificiais, açúcares e álcool, podem deixar você urinando bastante. As bebidas com cafeína têm um efeito particularmente forte. “A cafeína é tanto um irritante direto da bexiga, e também é um diurético”, explica Bilal Chughtai, professor de urologia da Weill Cornell Medicine (EUA). “Isso torna a bexiga mais hiperativa, e também faz com que você produza mais urina.”

Para reduzir o seu desejo de fazer xixi, limite-se a duas xícaras de bebidas com cafeína por dia – esse é o máximo antes de começar a aumentar sua frequência urinária, descobriu um estudo no International Urogynecology Journal.

2. Você está estressada

Como se a ansiedade e o estresse não fossem o suficiente, aqui está um efeito colateral menos falado: fazer muito xixi. “Às vezes, se você está ansiosa ou estressada, isso pode levar a uma alta sensibilidade da bexiga”, explica Chughtai.

3. Você tem uma infecção do trato urinário

Sim, você adivinhou: infecções urinárias (também conhecidas como “cistite” se as bactérias atingirem a bexiga) adoram fazer você sentir muita vontade de urinar. O sexo (que pode espalhar os germes da sua vagina para a sua uretra) pode aumentar o risco de infecções incômodas. Se você tem uma infecção do trato urinário, provavelmente precisará de um antibiótico para manter os sintomas sob controle (e começar a fazer xixi normalmente novamente).

4. Você está com constipação

Se você já está constipada há algum tempo, a micção frequente pode acompanhar seus sintomas. Por quê? Muito esforço sobrecarrega os músculos da bexiga e o assoalho pélvico, que são essenciais para ajudar você a controlar o desejo de fazer xixi. Com o tempo, esse excesso de pressão enfraquece os músculos, dificultando sua manutenção. Muitas vezes, aumentar a ingestão de fibras é suficiente para mover as coisas.

5. O bebê está colocando pressão extra na sua bexiga

Fazer xixi ou vazar enquanto está grávida? Isso é típico. Na verdade, quatro em cada dez mulheres grávidas lutam com a incontinência urinária, segundo uma revisão no International Urogynecology Journal. O ganho de peso e o crescimento do bebê também podem exercer mais pressão sobre o assoalho pélvico e os músculos da bexiga, enfraquecendo sua capacidade de manter o xixi. O que mais? Quanto mais fraca a bexiga, menos urina você pode armazenar, provocando o desejo de fazer xixi e mais vazamentos.

Boas notícias, no entanto: depois de dar à luz, seus músculos normalmente curam e você recupera o controle da bexiga. Com isso, sua frequência urinária também diminui). Se ainda tiver problemas de bexiga seis semanas depois do bebê, faça uma consulta ao seu médico.

6. Você tem diabetes

Alguns sintomas de diabetes descontrolado? Excesso de sede e micção frequente (micção noturna também pode ser um sinal). Se você tem diabetes não tratada, seu corpo está tentando se livrar do excesso de açúcar no sangue. Isso significa que você acaba fazendo muito xixi. A desidratação pode seguir fazendo por um ciclo vicioso.

7. Você tem cistite intersticial

A bexiga cronicamente inflamada e irritada pode ser seu grande problema. Se você está sofrendo disso, sua área pélvica provavelmente dói. E fazer uma pequena quantidade de urina já lhe dá algum alívio. Porém, assim que sua bexiga se enche, você sente dor novamente. Às vezes, o desejo de fazer xixi é constante – mesmo que já tenha ido ao banheiro. Soa familiar? Vá ao médico (que pode encaminhá-lo para um urologista) para identificar a condição e obter tratamento, que geralmente é uma mistura de medicamentos e estilo de vida.

Lembre-se: fazer muito xixi pode ser um sinal dessas condições, mas também pode ser totalmente normal!

Honestamente, talvez você apenas exagere na água ou o café um dia. Assim, além de abordar as questões acima, Enemchukwu fez seus pacientes praticarem técnicas de retenção da bexiga como esta:

Se você normalmente urina a cada duas horas, tente esticar para duas e meia ou três entre os intervalos. “O objetivo é treinar a bexiga ao longo do tempo para manter mais urina”, diz ela.

E, é claro, sempre há exercícios de que fortalecem o assoalho pélvico para dar aos músculos da bexiga o apoio de que precisam para manter seu xixi.