Óleo essencial de cedro: solidez, purificação e integridade

Um dos benefícios do uso do óleo é fortalecedor e melhorar a qualidade do sistema venoso

shutterstock

O óleo essencial de cedro é bastante popular nos Estados Unidos. A queima da madeira dessa árvore era utilizada em rituais indígenas de purificação antes de o óleo se tornar conhecido pela perfumaria. É um ingrediente muito apreciado pela indústria de perfumes.

Esse óleo deve ser selecionado principalmente para os tratamentos da circulação venosa, pois ele age como um protetor e fortalecedor, melhorando a qualidade da estrutura e do sistema venoso. Para a proteção contra a formação de varizes, deve ser diluído em óleo de vegetal de gérmen de trigo.

Outro ponto de destaque desse óleo essencial é sua eficiência em tratamentos de queda de cabelo, principalmente masculino. Ele fortalece e engrossa os fios, cuida do couro cabeludo e elimina a seborreia e a caspa, conferindo brilho e maciez aos cabelos. Para essa aplicação, deve ser combinado com óleo essencial de alecrim e óleo vegetal de jojoba.

Na face, age como regulador das secreções sebáceas e pode ser utilizado em tratamentos de acne, aqui combinado com óleo essencial de melaleuca e óleo vegetal de jojoba.

Nos pés, pernas, joelhos e cotovelos, ele hidrata profundamente, dada a sua natureza mais densa, evitando os ressecamentos na pele e protegendo contra rachaduras e fissuras, principalmente aquelas que ocorrem entre os dedos dos pés.

Em tratamentos corporais ajuda beneficamente no fortalecimento das estruturas venosas e aumenta a drenagem linfática natural do organismo, podendo ser utilizado com bastante eficiência em drenagens linfáticas, principalmente no pré e pós‑operatório.

No ambiente, seu odor evoca sensações fortes, como dominância, introspecção, plenitude, confiança e maturidade.

Em tratamentos holísticos, o óleo essencial de cedro fortalece a estrutura psicológica, traz alinhamento emocional, ajuda a ter coragem e tomar decisões; seu aroma é excelente para meditação e introspecção, trazendo maturidade, seriedade e confiança. Não se conhecem contraindicações para o uso desse óleo essencial dentro das indicações desta literatura.

Fernando Amaral é osmólogo, especialista em plantas aromáticas e óleos essenciais. É CEO da empresa que fundou, a World’s Natural Fragrances (WNF).

COMPARTILHAR