O que o cigarro faz com o seu corpo

Se você pensa que fumar em uma noite com suas amigas não é um vício, pense novamente

Foto: Shutterstock.

Por Laura Beil

Em média, um cigarro acaba em 10 tragadas e cinco minutos, mas isso também significa cinco minutos de estragos, com 4.000 produtos químicos infiltrando em seus órgãos. Confira o que acontece nesse meio tempo:

0 a 10 segundos
Assim que você dá a primeira tragada, a fumaça passa pela sua boca, deixando uma suave película marrom em seus dentes. Gases tóxicos, como o formaldeído e a amônia, imediatamente colocam seu sistema imunológico em alerta, causando inflamações por toda parte.

Uma vez na traqueia, a fumaça do cigarro retarda temporariamente o funcionamento dos cílios, pequenas vassouras que trabalham para limpar do seu sistema respiratório o muco e as partículas invasoras. Enquanto isso, a nicotina suspensa no ar passa instantaneamente para sua circulação por meio de milhões de capilares em seus pulmões.

Seu corpo ganha um solavanco de energia assim que a nicotina atinge suas glândulas adrenais, desencadeando uma onda de adrenalina que aumenta sua pressão sanguínea e sua frequência cardíaca. Seu coração é incapaz de relaxar completamente entre os batimentos – e você agora tem maior risco de sofrer um infarto.

Ao mesmo tempo, o monóxido de carbono (um componente tóxico também encontrado no carburador do carro) da fumaça começa a aumentar em seu sangue, limitando a habilidade do seu corpo de transportar oxigênio para os órgãos vitais.

Por meio da corrente sanguínea, a nicotina atinge seu cérebro, encontrando certas células nervosas e deixando à solta uma enxurrada do neurotransmissor do prazer, a dopamina.

Após 5 minutos
Os níveis de dopamina voltam rapidamente ao normal, e seu corpo anseia por outro pico – mesmo que você não saiba disso. Se você dá frequentemente esse desejo ao seu organismo, seu cérebro vai ficar viciado e você vai ter sintomas de abstinência quando tentar parar de fumar (alguns especialistas supõem que a nicotina pode ser tão viciante quanto a heroína).

A fumaça do cigarro já passou, mas seu corpo vai continuar absorvendo substâncias tóxicas pelas próximas 6 a 8 horas.

Para sempre
Um piche viscoso e marrom em seus pulmões.

COMPARTILHAR