Este é o motivo pelo qual você pesa menos de manhã

Por Korin Miller

Foto: Shutterstock

Você já subiu em uma balança pela manhã e se sentiu ótima, mas depois percebeu que ganhou quase 2 kg até a hora de dormir? Sabemos como você se sente!

Por mais que o número na balança possa ser altamente frustrante, você deve ter se perguntado por que era mais leve de manhã do que no resto do dia – e qual número é a medida mais precisa para dizer se você está perdendo peso ou não.

“As pessoas pesam menos quando acordam porque o corpo está ligeiramente desidratado”, diz Julie Upton, co-fundadora do site de nutrição Appetite for Health.

Essa leve desidratação pode resultar em uma queda notável no peso, diz Sonya Angelone, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics. “Uma vez que duas xícaras de água pesam cerca de 450g, mesmo a mais modesta desidratação ou retenção de água pode afetar o peso durante o dia”, diz ela.

Pelo contrário, beber água antes de dormir evita que você fique desidratada de manhã e resulta em um número maior na balança, diz Angelone. Embora ela aponte que se você acordar durante a noite para fazer xixi, não reterá tanta água.

Também é possível que você pese menos porque queimou as calorias que consumiu na noite anterior para abastecer funções básicas do organismo, como respirar e gerar calor corporal, segundo Angelone.

Finalmente, subir na balança após seu exercício matinal pode resultar em um peso menor também, graças ao suor, diz Angelone. “Mas não é um reflexo verdadeiro de qualquer mudança na gordura corporal”, diz ela.

Angelone desencoraja pesar-se após o almoço, uma vez que usualmente é a maior refeição do dia. “Esse peso incluirá o peso da comida e da bebida que você acabou de consumir, pontua.

Dito isso, não há uma hora perfeita do dia para se pesar, segundo Upton. Uma vez que você se pesa geralmente na mesma hora do dia, terá uma comparação precisa.

Também não é uma má ideia subir na balança nua. Assim, você poderá ter uma ideia ainda mais precisa de quanto está pesando.

Independentemente da hora que você fizer isso, não se assuste se notar que seu peso aumentou 1 ou 2 kg em um dia e diminuiu em outro. Seu peso é bastante variável, diz Upton. Mas se ele subir e permanecer alto, ou descer e permanecer baixo, as coisas estão mudando. “O número na balança deveria ser encarado como relativo, não absoluto”, diz Upton.