“Meu cabelo só melhorou quando parei de fumar”

Após adotar um estilo de vida mais saudável, Yasmin Brunet ganhou fios (e mente) novos

O cabelo loiro e ondulado, com ar de “acordei assim” já é marca registrada de Yasmin Brunet, mas ele nem sempre foi desse jeito. “Era horroroso, megaquebradiço, sem brilho, não crescia”, conta. A modelo e atriz de 28 anos conquistou as madeixas dignas de sereia após uma mudança radical em seus hábitos.

“Eu comia muito fast food, tomava refrigerante e fumava. Fazia tudo errado”, diz Yasmin, que ainda lavava o cabelo todos os dias com água muito quente e nunca se preocupou em saber o conteúdo dos produtos que usava. Os hábitos ruins não tiravam a vida apenas dos seus fios. “Não preciso nem dizer o quanto fumar é prejudicial à saúde. Além de trazer inúmeras doenças, também faz com que a gente envelheça precocemente, aumentando o aparecimento de rugas e manchas na pele”, afirma.

As mudanças no estilo de vida foram vindo aos poucos. “Eu tinha 20 anos quando decidi virar vegetariana. Nunca fui tão feliz com uma escolha.” A decisão veio após uma pesquisa aprofundada sobre a produção de carnes. “Eu comecei a enxergar na comida uma possibilidade de adoecer ou me curar. Hoje sei que tudo o que coloco para dentro do meu corpo pode nutrir ou destruir minhas células e minha saúde. Só como com consciência.” A dieta evoluiu de vegetariana para vegana, na qual não come nenhum derivado de animais (incluindo ovos e leite).

“Depois disso, uma coisa seguiu a outra”, afirma. Ao começar a se alimentar melhor, decidiu se exercitar – até então, Yasmin conta que nunca havia pisado em uma academia. O combo alimentação e atividade física fez com que ela parasse de fumar. Além de sentir menos falta do cigarro com os novos hábitos, percebeu que desistir dele era o que faltava para entrar de cabeça em um estilo de vida saudável.

Com as mudanças, seu corpo inteiro mudou, dos cabelos às unhas. “Mas a diferença mais importante, para mim, foi no meu humor, na minha cabeça, nos meus pensamentos e na minha saúde. Hoje sou uma nova pessoa”.

Beleza consciente
Yasmin segue um ritual de beleza bem simples: “Lavo o cabelo apenas duas ou três vezes por semana e, uma ou duas horas antes da lavagem, passo bastante óleo nas pontas para o shampoo não deixá-lo ressecado”. A atriz conta em seu canal no Youtube que também não acredita que seja bom aparar os fios de três em três meses: “Comecei a cortar meu cabelo toda lua crescente – juro que ele começou a crescer que nem capim.”

O óleo queridinho é o de coco, que ela usa tanto nos fios quanto no rosto, para remover a maquiagem e esfoliar a pele, ao misturar com açúcar demerara. De 15 em 15 dias, ainda aproveita o mesmo produto para fazer uma hidratação em casa. “Passo o óleo de coco batido com azeite e abacate para dormir, assim ele age com mais potência. Também dá para aproveitar o restinho e passar no rosto e corpo.”

Apesar dos pequenos cuidados, Yasmin acredita que o que faz mais diferença ainda são os hábitos. “Comer bem e beber muita água nutre o fio por dentro. Não adianta se alimentar mal e querer que o cabelo fique bonito.” A ideia de uma vida saudável permanece inclusive na escolha de produtos: “Parei de usar shampoos muito agressivos e só compro os de marcas que não fazem testes em animais.”

Os produtos que ela utiliza no cabelo

Óleo de coco – “Uso para a hidratação”
Shampoo da marca Calia (calianatural.com) – “Mais natural, impossível”
Condicionadores naturais – “Geralmente misturo vários”
Óleo de Argan – “Ótimo para hidratar”
Shampoo seco – “Para deixar o cabelo mais soltinho nos dias em que não lavo”