Como a idade pode afetar sua vida sexual

Não é só uma ladeira a partir daqui

Foto: Shutterstock

Por Macaela Mackenzie

A história diz que quando você envelhece, sua vida sexual fica menos satisfatória, certo? Bem, de acordo com um novo estudo, isso é totalmente dependente de como você aborda ela. O estudo, publicado no periódico internacional  Journal of Sex Research, na verdade descobriu que as pessoas mais velhas tinham uma qualidade de vida sexual melhor do que suas homólogas mais jovens, com algumas ressalvas.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram como a satisfação sexual mudou ao longo do tempo, usando dados de uma pesquisa com mais de 6.000 adultos entre as idades de 20 e 93 anos, coletados entre 1995 e 2014.

Para analisar os dados da pesquisa, os cientistas criaram múltiplos modelos (ou gráficos) para observarem a associação entre a idade dos participantes e a qualidade de suas vidas sexuais.

O primeiro modelo, que comparou a idade dos participantes e em como classificaram suas vidas sexuais ao longo do tempo, sugeriu que a qualidade do sexo diminuiu com a idade. O segundo modelo descobriu que as vidas sexuais masculinas e femininas pioram à medida que envelhecem.

No entanto, quando os pesquisadores recalcularam seu paradigma para frequência de sexo, percepção de controle de sua vida sexual, pensamento e esforço investidos em sexo e número de parceiros sexuais (além de sua idade e de quando fizeram a pesquisa), eles descobriram que os participantes que relataram altos níveis de conforto e controle, pensamento e esforço e frequência de sexo foram realmente mais satisfeitos com suas vidas sexuais, mesmo quando eles ficaram mais velhos. E aqueles que tinham apenas um parceiro (indicando que estavam em um relacionamento comprometido) também estavam mais satisfeitos do que aqueles com dois ou mais.

De fato, quando esses fatores eram favoráveis, a qualidade de vida sexual deles aumentou em cerca de 1,4% ao longo de cada década.

Os pesquisadores também descobriram que, na medida em que você envelhece, a frequência com que tem relações sexuais e controle sobre sua vida sexual se torna menos importante para sua satisfação geral. Mas, ao mesmo tempo, a quantidade de pensamentos e esforços colocados em cada encontro é ainda mais vital para uma vida sexual feliz. Em outras palavras, a qualidade de suas sessões de sexo supera a quantidade conforme você fica mais velha.

O futuro definitivamente parece quente.

COMPARTILHAR