Em março, Emilia Clarke compartilhou via entrevista na New Yorker como ela sobreviveu a dois aneurismas no cérebro enquanto filmava a série Game of Thrones (HBO).
Agora, a menos de uma semana para o início da última temporada da atração, ela abriu seu coração para o programa de TV norte-americano CBS This Morning com novos detalhes sobre a lesão cerebral, além de fotos inéditas do processo pós-cirúrgico.
Durante a entrevista, Emilia relembrou o dia, em fevereiro de 2011, quando aconteceu a ruptura do primeiro aneurisma. “Basicamente, eu estava na academia, quando senti uma dor terrível, como se um elástico houvesse estourado na minha cabeça”, disse. “Uma pressão enorme e, de repente, notei que não conseguia mais ficar em pé e que não conseguia caminhar. Nessa hora percebi que havia acontecido alguma coisa ao meu cérebro.”
Leia mais
Fungo da candidíase pode causar sintomas semelhantes aos do alzheimer
Emilia sofreu uma hemorragia na área que reveste o cérebro. Mas, milagrosamente, ela estava de volta ao trabalho na segunda temporada de Game of Thrones, apenas seis semanas após o ocorrido.
Dois anos depois, Emilia estava de volta ao hospital com um novo aneurisma e, desta vez, ele quase a matou, ela disse. “Na segunda vez, uma parte do meu cérebro realmente morreu”, explicou. “Se parte do cérebro não é irrigada com sangue por cerca de um minuto, ela para de funcionar. É como um curto circuito e eu tive isso.”
Leia mais
Mulher sofre AVC após romper vaso sanguíneo em posição de ioga
Emilia contou que seu maior medo após o segundo aneurisma era perder a capacidade de atuar. “Essa foi uma paranoia profunda, eu ficava pensando: ‘e se eu nunca mais conseguir? Foi a minha razão de viver por tanto tempo!'”
Sua recuperação da segunda cirurgia foi ainda mais difícil – ficamente e mentalmente. “Na segunda, eu sentia mais dificuldade em ficar otimista”, disse. “Eu passei por um momento muito para baixo, para não entrar em detalhes.”
Mas sua personagem em Game of Thrones, Daenerys Targaruen, ajudou a atriz nos momentos mais complicados. “Você vai para o set e interpreta uma mulher muito forte, caminha no meio do fogo e aquilo me salvou de considerar a minha própria morte.”
Agora, ela está completamente curada, colocando toda sua energia em um projeto de caridade chamado SameYou, que foca em reabilitação neurológica. “Quero colocar meu coração e alma neste projeto.”