7 coisas para fazer depois do sexo para manter sua vagina saudável

Por Krissy Brady e Mary Brophy Marcus – Women’s Health EUA | Adaptação Ana Paula Ferreira

Coisas para fazer depois do sexo
Foto Shutterstock

Por mais que você tome todos os cuidados para evitar DSTs ou uma gravidez indesejada na hora de transar, ainda é possível estar vulnerável a problemas após o ato, como irritações ou infecções, por exemplo.

A boa notícia, contudo, é que existem algumas coisas para fazer depois do sexo para manter sua vagina e sua libido saudáveis e felizes. Confira abaixo!

1. Faça xixi depois se você costuma ter infecção urinária

Mulheres que costumam ter infecção urinária devem sempre ir ao banheiro após o sexo, como recomenda Alyssa Dweck, obstetra de Nova York (EUA). “Quando se tem relação sexual, as bactérias do reto – que estão muito próximas da uretra e da vagina – podem se aproximar da uretra e causar uma infecção, especialmente em mulheres que são propensas a esse problema”, explica ela. “Fazendo xixi, você elimina as bactérias que estão presentes no final da uretra”, completa.

2. Aposte no cranberry!

Essa é outra dica boa para mulheres que tendem a sofrer com infecção urinária. Tome uma vez ao dia uma pílula, um copo de suco ou coma balinhas de goma de cranberry. “Só fique atenta e evite o consumo de produtos muito açucarados”, orienta Alyssa.

3. Limpe sua vagina

“Lubrificante e bactérias dos dedos, boca e reto podem aumentar suas chances de desenvolver uma infecção bacteriana”, diz Sherry Ross, obstetra e especialista em saúde da mulher, da Califórnia (EUA). Por conta disso, ela recomenda higienizar a região com um sabonete neutro na parte externa da vagina. “Ela tem seu próprio ciclo que a mantém limpa e equilibrada internamente”, explica.

Leia mais

Fortalecimento vaginal: como fazer
7 razões comuns para sua vagina estar coçando
Mulheres que transam mais têm a vagina mais larga?

4. Tome um banho de banheira

Sinta-se como uma rainha do sexo apostando em um belo banho de banheira depois da relação. Dica profissional: coloque óleo de coco extra virgem na água morna. Isso ajudará a hidratar a pele externa da vagina, além de aliviar qualquer inchaço vaginal ou irritação após a transa. Embora não seja uma obrigação de higiene, este ritual agradável pode ajudar a reduzir o risco de infecção, segundo Sherry. “Só não exagere, porque alguns óleos ou essências podem causar irritações”, indica Mary Jane Minkin, professora clínica no departamento de obstetrícia (EUA).

5. Roupas certas

Depois de garantir a higiene da região, opte por calcinhas de algodão e pijamas folgados para garantir a melhor circulação de ar. Evite peças íntimas de náilon e roupas apertadas para dormir, porque elas podem deixar a área úmida e favorecer o crescimento de bactérias, de acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (EUA).

6. Tome água

“Se você suou na transa, é provável que precise de água”, diz Nicole Scott, ginecologista da Indiana University Health (EUA). Além da sede, a desidratação afeta todo o seu corpo, incluindo sua vagina.

7. Coma alimentos ricos em probióticos

Acha os lanches pós-sexo os melhores? Então busque algo que também faça bem para sua vagina. “Iogurte, kombucha e outros alimentos fermentados têm as mesmas bactérias boas que são encontradas na vagina”, diz Kelly Kasper, obstetra (EUA). “Eles podem ajudar a repor as boas bactérias do corpo, ajudando a diminuir o risco de uma infecção por fungos”, completa.