Quando se pensa em Paris, logo imaginamos croissants que acabaram de sair do fogo, escargot na manteiga e sopa de cebola com queijo. Nós sabemos que você está babando. Mas quando eu penso na melhor refeição que tive na cidade luz, vou logo para uma salada de lentilha de um pequeno restaurante perto do museu do Louvre. Foi tão maravilhosa que tento recriá-la em casa o tempo todo – e não só porque ela remete à capital francesa. Mas, sim, porque as lentilhas são muito saudáveis.
Essas pequenas leguminosas podem não parecer grande coisa, mas são bem baixas em calorias (230 por xícara) e muito nutritivas. Elas são superversáteis – podem ser adicionadas às sopas, curry, saladas e em hambúrgueres – além de serem super fáceis de cozinhar (apenas ferva-as em água por alguns minutos). Existem até mesmo chips de lentilhas e massas sem glúten feitas do legume. Abaixo listamos bons motivos para você adicioná-la ao cardápio.
Leia mais
Delícias vegan: hambúrguer de lentilha e smoothie de ervilha
A quantidade exata de fibras que você precisa comer
Benefícios das lentilhas
1. Elas são fontes de fibras
Eu sei que fibras não são nada sexy, mas importantes. Lentilhas estão cheinhas de fibras solúveis, o tipo que dá saciedade e ajuda a mobilidade intestinal (você gosta de fazer cocô com regularidade, certo?). Uma dieta rica em fibras ajuda a reduzir o colesterol no sangue, já que previne o trato digestivo de absorver gorduras. Fibras também auxiliam a prevenir câncer de cólon e diabetes tipo 2.
Uma xícara de lentilhas cozidas contém 16 gramas de fibras – metade das 25 a 30 gramas recomendadas diariamente.
2. Elas são cheias de folato
Lentilhas também são grande fonte de folato, vitamina B que ajuda na formação de hemácias e nas funções neurológicas. Meia xícara desses microlegumes contém 180 microgramas do nutriente. Lentilhas já se mostraram um poço de ácido fólico, uma forma de folato especialmente importante para mulheres grávidas – ou aquelas pensando em engravidar. O ácido fólico ajuda na prevenção de defeitos no tubo neural de bebês.
3. Lentilhas possuem muito magnésio
Uma xícara de lentilhas contém 71 mg de magnésio (seu objetivo: 310 a 320 por dia), um nutriente que impulsiona o fluxo sanguíneo e o oxigênio no corpo. Quando o magnésio no corpo anda reduzido, você pode se sentir dormente ou com formigamentos, com sintomas que parecem os da gripe. A falta do nutriente ainda aumenta riscos de derrames ou problemas cardíacos.
4. Elas deixam seus ossos fortes
Se você quer produtos com cálcio, que não são laticínios (para vocês, veganas!), lentilhas estão no topo da lista. Uma xícara carrega 38 gramas do nutriente.