Batons escuros: 5 truques para uma boca perfeita

Lançar mão das cores intensas é artifício perfeito para levantar a produção e criar um make poderoso

shutterstock

O inverno é a estação propícia para abusar dos batons escuros como vermelho, roxo e vinho. Mas para conquistar um resultado perfeito, alguns truques práticos são indispensáveis. Aqui, confira as dicas de como desenhar os lábios com precisão, usar tons escuros sem erro, criar um contorno natural e fazer com que a cor dure mais. Acompanhe:

Reforce a hidratação nos lábios
Para ter lábios impecáveis de causar inveja, é realmente essencial hidratá-los. E, depois, se não quiser que os lábios fiquem brilhando, retire o excesso do produto com um lencinho de papel. Na sequência, preencha a boca toda com um lápis labial, que além de delimitar o contorno, melhora a fixação e durabilidade do batom. Esse é o momento também de brincar com as cores. Você pode deixar um batom mais aberto ou fechado dependendo do tom do lápis escolhido. Para finalizar, aplique a bala diretamente nos lábios, respeitando o desenho criado.

Respeite a textura do batom
Se o batom escolhido for matte, depois de passar o lipbalm, retira o excesso com um lencinho. Já se for cremoso, o brilho pode ser mantido sem problema nenhum. Na sequência, defina o contorno da boca com um lápis que tenha a mesma cor do batom. Se o item que vier na sequência for cremoso, faça só o contorno. Caso seja mate, preencha todo o lábio com o lápis para facilitar o deslize. Para garantir maior durabilidade, deposite uma camada fina de pó translúcido sobre os lábios.

Aposte em um primer labial
Ele forma uma camada entre o produto e a pele, fazendo a maquiagem durar mais tempo e proporcionando um aspecto mais uniforme. Por conter sílica, ele ainda ajuda o batom a deslizar melhor, facilitando a aplicação. O passo seguinte é espalhar um pouquinho de base ou corretivo ao redor dos lábios para que a boca seja delineada com perfeição. Use as versões com texturas mais leves, como corretivos líquidos e bases finas. As versões mais espessas podem marcar a região, evidenciando a correção, que deve parecer o mais natural possível. Depois da aplicação do contorno labial e do batom, aplique um pó translúcido solto com um pincel macio para potencializar a fixação e conquistar um efeito ainda mais matte ou então passe um pouquinho de gloss para um efeito cremoso mais molhadinho.

Aproveite o processo da maquiagem
Apesar de a aplicação do batom ser a última etapa do make, durante a preparação da pele, aproveite para iniciar o passo a passo dos lábios. Quando a ideia é corrigir o formato, use o os resquícios de corretivo que sobraram no pincel para apagar as laterais da boca e deixá-la mais fininha. Feito isso, fica mais fácil desenhar os lábios com simetria. Assim como o batom, o lápis é usado para preencher a boca e não só para contornar. Depois, basta corrigir as imperfeições com um cotonete umedecido na base do mesmo tom da pele.

Lábio também precisa de esfoliação
Não abra mão de esfoliação e hidratação para preparar os lábios para receber, primeiro, um corretivo capaz de apagar todo o contorno. Assim é possível redesenhar a boca em um formato mais perfeito. Em seguida, faça uso de um lápis invisível, que suaviza as linhas finas ao redor dos lábios. Na sequência, entram em cena o lápis labial, o batom e um pouco de pó translúcido para selar a cor e prolongar a durabilidade.

COMPARTILHAR