5 coisas que você NUNCA deve fazer após o sexo

Prepare-se para rever seus conceitos

Por Molly Triffin

Quando você pensa nas vezes em que se sentiu mais relaxada e feliz, a sensação pós-orgasmo deve ficar no topo do ranking, ao lado de uma massagem super-relaxante.  Mas o que você escolhe fazer enquanto sente esse “climinha bom” impacta em sua vagina.

“Os tecidos vaginais são lubrificados, inchados e esfregados durante a relação sexual, e isso muda a forma com que a pele reage ao ambiente”, diz Leslie Page, ginecologista do Kansas (EUA). “Primeiramente, você corre um risco muito maior de infecção.”

Aqui, nós mostramos as coisas que você nunca deveria fazer após o sexo, se quer manter suas partes íntimas felizes.

1Esquecer-se de fazer xixi

Foto: Shutterstock

Durante o sexo, as bactérias podem ser empurradas para a sua bexiga. “Isso pode resultar em infecções após a relação sexual”, diz Robert Wool, ginecologista e obstetra da Carolina do Norte (EUA). “Você pode ficar um tempo de conchinha, mas tenha certeza de que vai esvaziar sua bexiga em até uma hora após o sexo.”

Uma vez que você fez xixi, limpe de frente para trás para evitar a propagação de matéria fecal do seu ânus para a zona vaginal. “Devido ao inchaço e às micro-escoriações que podem ocorrer durante a relação, a pele da vulva e da vagina ficam particularmente mais sensíveis e propensas a infecções”, diz Page.

2Ensaboar suas partes íntimas

Foto: Shutterstock

Algumas mulheres podem sentir a necessidade de ensaboar a vagina após o sexo, mas isso é realmente desnecessário. Não somente porque você pode ter uma reação alérgica se a sua pele reagir diferente aos produtos químicos severos, mas “usar sabonete pode levar à irritação vaginal e à secura”, diz Wool.

“A vagina é um órgão que se limpa sozinho, e precisa ser tratado muito, muito gentilmente – pense assim: se você não colocaria na boca, não deveria colocar em sua vagina”, diz Page. Se você quer tomar um banho após a relação sexual, use apenas água para se limpar.

3Dormir em uma lingerie sexy

Foto: Shutterstock

Lingerie de algodão é OK porque é respirável, mas calcinhas de nylon, raiom, ou poliéster não são recomendadas. “Após o sexo, sua pele tende a ser mais quente e úmida, graças à transpiração, às secreções vaginas e ao sêmen”, diz Page.

“Calcinhas de tecido sintético prendem a umidade e você corre o risco de uma infecção por fungos”, diz Wool. “A vagina gosta de respirar.” Então pare de usar calcinha ou fique com as de algodão após o sexo.

4Entrar em uma banheira de hidromassagem

Foto: Shutterstock

Encher-se de espuma parece a atividade pós-sexo perfeita, mas na verdade isso é uma má notícia. “Quando a sua vulva incha em resposta à estimulação sexual, ela revela a abertura da sua vagina, o que significa que você tem uma maior chance de infecção”, diz Page. Se você está em uma banheira quente com o seu parceiro, isso significa que está mais exposta às bactérias da pele e ânus dele. Além disso, a alta exposição à água reduz eficientemente a barreira antimicrobial de sua pele, diz ela.

5Usar um lenço umedecido

Foto: Shutterstock

Se você é sensível a produtos químicos como álcool, glicerina, aromas e certos óleos, usar um lencinho umedecido após o sexo pode causar irritação, uma vez que você está mais suscetível a questões de pele. Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, prurido e sensibilidade.

Se você quiser se limpar com algo que não seja o bom e velho papel higiênico, tente fazer seu próprio lenço umedecido com água morna e vinagre, diz Page. Misture uma colher de sopa de vinagre com 1 litro de água, despeje um pouco sobre um pano e limpe sua vulva. Deixe secar sozinha. “O vinagre é ligeiramente purificante e ajuda a manter a acidez natural da pele”, diz Page.