10 exercícios de luta de Fiorella Mattheis

Foto: André Schiliró

Por Larissa Serpa

Sabe aquela pessoa tranquila, sem estresse? A atriz e apresentadora Fiorella Mattheis é assim. Mas a abordagem relax vai além do dia a dia, influenciando sua rotina de treinos. “Eu estou acostumada a mexer o corpo. Meus pais foram atletas, sempre tivemos costume de acordar e já fazer algum exercício. Não que seja uma obrigação – prefiro dormir oito horas do que ficar paranoica porque vou perder um treino de manhã”, conta.

A loira pratica duas vezes por semana um treino infalível para perder barriga: “São 20 minutos de corrida, intercalando 1 minuto a velocidade máxima e 1 bem lento”. Junto a isso, ainda inclui uma ou duas sessões de funcional por semana. “Sinto que esses dois treinos juntos deixam meu corpo exatamente como eu quero: esguio mas tonificado, durinho.”

O treinador Eduardo Munra, da academia Funcional Fight Club, em São Paulo, é o responsável pelo treino de Fiorella, e revela o circuito:

1Jab + soco direito + cruzado

Ilustrações: Rodrigo Damati

Comece na posição de luta: com a perna esquerda à frente da direita e punhos à altura do rosto (a). Estenda a mão esquerda rotacionando as costas do punho para cima, enquanto gira o calcanhar esquerdo para fora (b). Volte a mão esquerda ao rosto e estenda o braço direito girando o calcanhar do mesmo lado pra fora (c). Agora, com o cotovelo na mesma linha do ombro, flexione o braço esquerdo em forma de L enquanto soca (d). Faço o mesmo movimento com o braço direito, girando o calcanhar para fora (e). Com o cotovelo baixo e a palma da mão voltada para o seu corpo, dê um soco com o braço esquerdo voltado para cima (f). Repita com o direito (g). Repita toda a sequência trocando as pernas de posição. Essa é uma repetição. Faça 30.

2Jab + soco direito + sprawl

Ilustrações: Rodrigo Damati

Fique na posição de luta (a). Estenda a mão esquerda rotacionando as costas do punho para cima, enquanto gira o calcanhar esquerdo para fora (b). Volte a mão esquerda ao rosto e estenda o braço direito girando o calcanhar do mesmo lado pra fora (c). Agache encostando os punhos no chão (d). Jogue os pés para trás rapidamente (d) e então retorne-os. Levante e volte à posição inicial. Repita 10 vezes.

3Chute com joelho

Ilustrações: Rodrigo Damati

Apoie as mãos em uma parede, pé esquerdo à frente e direito atrás afastado (a). Leve o joelho direito à frente até a altura do quadril (b). Alterne as pernas para fazer com o outro lado. Essa é uma repetição. Faça 20.

4Abdominal + soco à frente

Ilustrações: Rodrigo Damati

Deite de costas com os joelhos dobrados e pés afastados, sola plantada no chão. Mantenha o abdômen contraído e os punhos na altura do queixo (a). Suba o tronco, fazendo um abdominal enquanto dá um soco para frente com a mão esquerda, girando as costas do punho para cima (b). Faça o mesmo movimento com o braço direito (c) antes de deitar o tronco novamente. Repita 20 vezes.

5Chute alto

Ilustrações: Rodrigo Damati

Fique na posição inicial de luta, sempre com uma perna à frente da outra e punhos na altura do queixo (a). Gire o quadril, chutando à frente com a perna de trás, levando o braço do mesmo lado para trás, para equilíbrio, e virando o pé da frente para fora (b). Inverta as pernas para fazer o movimento com o outro lado. Essa é uma repetição. Faça 10.

6Passa para frente e para trás com elástico

Ilustrações: Rodrigo Damati

Fique em posição de luta com um elástico em volta dos tornozelos (a). Pise com o pé que está à frente mais para frente, o máximo que conseguir, acompanhando em seguida com o pé de trás (b). Depois volte com o pé que está atrás ainda mais para trás, acompanhando com o da frente. Vá fazendo esse movimento até completar 40 repetições. Troque as pernas e faça mais 40.

7Passada lateral com elástico

Ilustrações: Rodrigo Damati

Coloque um elástico entre os tornozelos enquanto fica com os joelhos levemente dobrados (a). Mantenha uma perna parada e movimento a outra para o lado o máximo que conseguir. Repita com a outra perna. Faça 40 repetições.

8Elevação lateral com elástico

Ilustrações: Rodrigo Damati

Deite do seu lado direito, com mão esquerda na cabeça e elástico entre os tornozelos (a). Contraindo os músculos laterais do abdômen, leve o joelho esquerdo ao encontro do cotovelo esquerdo (b). Volte à posição inicial e então eleve a perna esquerda, estendendo o elástico (c). Faça 20 repetições de cada lado.

9Puxada com elástico

Ilustrações: Rodrigo Damati

Passe o elástico por trás de um apoio firme, segurando as pontas enquanto mantém os braços esticados à frente e o corpo em um semi-agachamento (a). Mantendo os cotovelos estendidos, puxe o elástico para um lado, levando o braço de fora para o lado do corpo e o de dentro para o meio das pernas (b). Volte à posição inicial e faça o mesmo para o outro lado. Essa é uma repetição. Faça 20.

10Remada com elástico

Ilustrações: Rodrigo Damati

Ainda com o elástico por trás de um apoio firme, segure as pontas em posição de semi-agachamento (a). Leve os cotovelos para trás até os punhos se alinharem ao tronco, puxando o elástico (b). Faça 20 repetições.