Saiba por que você tem vontade de soltar gases no treino

Foto Shutterstock

Se você costuma sentir vontade de soltar gases durante o treino, fique tranquila! Isso é tão comum que até existe a hashtag #yogafarts no Twitter para que as pessoas contem suas experiências com as flatulências durante aulas de ioga. Mas afinal, por que isso acontece com tanta frequencia?

Motivos por trás da vontade de soltar gases durante o treino

De acordo com Niket Sonpal, médico e professor da Touro College of Osteopathic Medicine, em Nova York, nos Estados Unidos, existem diversos motivos para isso. O primeiro deles está relacionado com a respiração. “O excesso de ar fica preso no trato digestivo, podendo ser liberada apelas pelo ânus”, explica.

Já a segunda causa é devido aos exercícios acelerarem nosso processo digestivo. “Atividades aeróbicas fazem com que a comida passe mais rápido pelo processo digestivo, contribuindo para a liberação de gases.”

Leia mais

É normal soltar muitos gases por dia?
6 razões pelas quais você está fazendo mais cocô
O que seu cocô diz sobre sua saúde?

E, infelizmente, os treinos de força não são diferentes. “Sempre que você faz um exercício comprimindo seus músculos, faz com que aperte seu intestino grosso, empurrando o ar para fora”, acrescenta Sonpal.

Como acabar com esse problema

Embora você não possa acabar com as chances de deixar escapar algum pum no treino, há algumas coisas que podem te ajudar a evitar essa situação. “Evite comer antes do treino alimentos que produzem gases, como trigo, milho e batatas. Legumes como brócolis, repolho, lentilhas e couve-flor também não são boas opções”, orienta o profissional.

Além disso, concentre-se na respiração. Tente inspirar pelo nariz e soltar pela boca. “Dessa forma, você engole menos ar e, por sua vez, produz menos gases.”

Por fim, lembre-se sempre de que os gases fazem parte da vida de qualquer pessoa – e que ninguém está imune a isso! “Tentar segurá-lo pode levar a distensão, inchaço e cãibras”, aponta Sonpal. Portanto, como diria o personagem Shrek, “melhor para fora do que para dentro”.