Por que sinto vontade de fazer cocô depois de tomar café?

Por Redação Women’s Health EUA

Por que sinto vontade de fazer cocô depois de tomar café
Foto Shutterstock

Não há nada melhor do que uma xícara de café logo pela manhã. O cheiro energizante, o gosto doce e brilhante, e a quase garantia de que você terá vontade de fazer cocô quase imediatamente após tomá-lo. Sejamos honestas, né?

Claramente, o café é como uma chamada para seu intestino, mas por que exatamente isso acontece? Nós explicamos!

Vontade de fazer cocô depois de tomar café

Basicamente, o café estimula o sistema digestivo. Os pesquisadores simplesmente não sabem ao certo por que ou como, embora a cafeína seja a maior suspeita de ter “culpa” nisso.

Niket Sonpal, gastroenterologista e professor assistente clínico de medicina no Touro College of Medicine (EUA), explica que “toda vez que você come, seu estômago se estica e envia um sinal para o cólon dizendo: ‘ei, algo está chegando, algo tem que sair’”.

“Seu corpo envia esses sinais através de um processo chamado peristaltismo. Trata-se de contrações musculares em todo o intestino que movimentam a comida através do sistema. E o café acelera esse processo”, diz Rudolph Bedford, gastroenterologista no Providence Saint John’s Health Center (EUA).

Leia mais

Café diminui tamanho da barriga e reduz apetite, aponta estudo
Entenda por que cafeína ajuda a diminuir a celulite

Além de acelerar essas contrações, Bedford explica que a cafeína também faz com que os músculos do cólon relaxem. E quando essas duas maravilhas gastrointestinais se juntam, bem… Chegou a hora de ir ao banheiro.

É por essa mesma razão que Bedford diz que algumas pessoas têm refluxo ácido quando bebem cafeína. Contudo, nesse caso, é o esfíncter do esôfago inferior que relaxa e leva ao refluxo.

Além da cafeína, a natureza ácida da bebida fermentada faz com que o corpo produza mais bile (o tipo de substância amarga e alcalina que faz seu estômago se agitar), que pode se acumular em seu intestino. O excesso de bile, portanto, é o motivo de algumas pessoas terem diarréia após beber café.

E há algo a fazer para parar de fazer cocô depois de tomar café?

Claro que a resposta mais óbvia é: beba menos café. Afinal, menos cafeína significa menos efeito laxativo. Essa também é a razão pela qual você nem sempre experimenta o mesmo efeito com refrigerante ou o chá, que tendem a ter níveis mais baixos de cafeína.

Mas se você simplesmente não consegue abandonar o café (eu te entendo), Orbuch recomenda opções mais ricas, como o expresso. Isso porque ele passa pelo processo de torrefação por mais tempo, então tem menos cafeína.

Então eu tenho que cortar a cafeína?

Bom, fazer cocô depois de beber café realmente te incomoda tanto assim? Se a resposta for sim, vá em frente e tente cortá-lo. Contudo, Bedford explica que o efeito “café seguido de cocô” não é necessariamente algo que você precise evitar. Ele conta, inclusive, que alguns de seus pacientes o bebem principalmente por causa de suas propriedades semelhantes a laxantes.

Bedford também diz que não há problemas a longo prazo associados a tomar uma xícara de café como meio de conseguir ir ao banheiro. Contudo, ele acrescenta que “a exposição constante à cafeína ou ao café quando se envelhece não torna o cólon preguiçoso ou dependente”, como algumas pessoas podem suspeitar. Então, ufa.

Mas há uma exceção. Se você tiver um trato digestivo sensível ou com algum problema digestivo, como a síndrome do intestino irritável, talvez seja necessário dispensar café para ajudar a aliviar seus sintomas.

Fora isso, vá em frente, beba aquele café e desfrute de um cocô agradável e oportuno.