Como o que você come atinge a sua vagina

Foto: Shutterstock.

Já reparou que dependendo do que você come, seu xixi sai com um cheiro estranho? Isso faz parte do famoso “você é o que você come”. E parece que essa frase faz muito sentido para as mulheres.

Vaginas saudáveis têm naturalmente um pH mais ácido, assim como também tem um monte de bactérias saudáveis que afastam infecções e mantêm tudo funcionando a todo vapor como planejado, segundo Mary Rosser, ginecologista do Montefiore Medical Center, em Nova York.

Mas os alimentos que você come podem mexer nesse pH, mudando o jeito que seus países baixos cheiram (e até o seu sabor). “Por exemplo, temperos, cebolas, alho, carne vermelha, laticínios, aspargos, brócolis, e álcool podem afetar seu equilíbrio natural, enquanto frutas e sucos de frutas podem tornar as coisas especialmente doces”, diz Rosser. Mas independentemente do efeito, ele só vai durar por dois ou três dias depois que você ingeriu o alimento.

Então quando se trata de comer por dois (você e sua vagina), ela sugere uma dieta repleta de frutas frescas, vegetais, produtos integrais e muita água. E se você gosta de iogurte grego, melhor. “Iogurte com culturas vivas e ativas são probióticos e podem ajudar a vagina a manter um pH ácido saudável e equilibrado”, diz ela.

E finalmente, você pode cortar o açúcar pelo bem da sua vagina: Mulheres com uma taxa elevada de açúcar no sangue devido à diabetes podem ter maior risco de infecções fúngicas, diz Rosser.