Vegetarianos podem comer ovos?

Por Korin Miller – Women’s Health EUA

Foto Shutterstock

Algumas dietas podem excluir tipos de alimentos e grupos alimentares – por isso fica difícil, às vezes, acompanhar o que está no cardápio de cada uma delas. Para os vegetarianos, há um assunto polêmico: os ovos.

Sim, ovos vêm das galinhas, ou seja, não entram na dieta vegana (que tem como linha não consumir nada de origem animal). Mas vegetarianos apenas não ingerem carne, certo?

Vegetarianos podem comer ovos?

Isso está em debate, inclusive dentro da comunidade vegetariana. O que está claro: os ovos que você compra no supermercado não são fertilizados por um galo, então não se tornariam pintinhos no futuro. Além disso, vegetarianos não ingerem proteína animal. Isso significa que as seguintes comidas estão fora do menu deles:

* Frango
* Frutos do mar
* Carne de vaca
* Carne suína
* Carne ovina

Leia mais

Número de vegetarianos quase dobrou nos últimos 6 anos no Brasil
Alimentação vegetariana: conheça 5 impactos positivos para a saúde

Vegetarianos podem comer:

* Vegetais
* Frutas
* Grãos
* Legumes
* Sementes
* Oleaginosas

Ninguém está contestando esta informação. Mas aqui há algo importante: existem tipos diferentes de vegetarianos – alguns comem laticínios, como queijo, leite e ovos; outros são mais restritos quanto a tudo que vêm de animais.

Estes são alguns tipos de vegetarianos, segundo a U.S National Library of Medicine (EUA):

– Veganos: Esta dieta inclui apenas comidas derivadas de plantas. Eles não comem proteínas animais ou derivados de animais, como ovos, leite ou mel.

– Lactovegetarianos: Comem derivados de plantas, além de laticínios.

– Ovolactovegetarianos: Esses vegetarianos ingerem derivados de plantas, além de laticínios e ovos.

– Semivegetarianos: Esses vegetarianos comem derivados de plantas, além de frango e peixe, laticínios e ovos, mas não comem carne vermelha.

– Pescetariano: Esses vegetarianos comem plantas e frutos do mar.

Se eu quiser virar vegetariano, devo comer ovos ou não?

As pessoas viram vegetarianas por uma variedade de razões, então depende dos seus valores pessoais e preferências alimentares. Se você é uma ovolactovegetariana, então, sim, deve comer ovos. Se é uma vegana, ovos não são para você. E se não tem muita certeza: é questão de escolha. Da sua escolha.