É realmente muito ruim treinar usando maquiagem?

Por Nicole Catanese – Women’s Health EUA

Foto Shutterstock

Seja honesto: ao chegar na academia, você treina com base, corretivo ou até mesmo um pouquinho de creme CC no rosto? Nada mal, certo? Bom, pense de novo…

Pedimos a alguns especialistas para avaliar o que acontece com a sua pele quando você se treinar usando maquiagem. Dica: não é algo bom.

Sim, é muito ruim treinar usando maquiagem

“Maquiagem cobre a superfície da pele e dos poros. Enquanto você está treinando, está produzindo suor e óleo que congestiona os poros e leva ao crescimento excessivo de bactérias”, explica Yunyoung Claire Chang, dermatologista da Union Square Laser Dermatology (EUA).

“Se você se exercita no final do dia, não é mais apenas maquiagem em seu rosto”, diz Sejal Shah, dermatologista da Smarter Skin Dermatology (EUA). “Você também tem micro-partículas e poluentes ambientais que estão aderindo à camada de maquiagem em sua pele.” Tudo isso combinado pode igual a poros entupidos e gerar geral acne.

Então como devo limpar o rosto no pré-treino?

Não é tão simples como simplesmente lavar o rosto com água. Aqui estão algumas coisas para manter em mente:

– Evite limpadores de gel, que tendem a conter ingredientes mais agressivos e pule produtos com esfoliantes como o ácido salicílico, mesmo se você tiver pele propensa a acne.

– Use uma fórmula suave e cremosa que não retire os óleos naturais e deixe a pele super seca.

– Outra opção são panos de remoção de maquiagem.

– Vai treinar ao ar livre? Certifique-se de colocar em algum protetor solar pós-limpeza. Para evitar poros entupidos, procure uma textura super leve que absorva facilmente na pele.

Leia mais

Mulher quase fica cega após dormir sem tirar maquiagem dos olhos
15 produtos para usar antes, durante e depois do banho

Dica extra: se você usa muita maquiagem ou tem pele sensível, talvez seja necessário limpá-la duas vezes. “Comece com um limpador suave para remover a maquiagem, depois siga com um limpador de água para tirar as impurezas”, orienta Joshua Zeichner, dermatologista do Mount Sinai Medical Center (EUA).

Aliás, lavar o rosto depois de se exercitar é igualmente importante

Primeiro, você quer se livrar de todo o suor e óleo que está agora em sua pele. Segundo, academias e estúdios de treino não são os lugares mais limpos do planeta – e o equipamento com o qual você entra em contato toda vez que pega um peso ou aumenta a velocidade da esteira é cheio de bactérias.

Então como devo limpar o rosto no pós-treino?

Por sua pele já estar livre de maquiagem, você não precisa fazer uma limpeza profunda. “Use uma água de limpeza ou um limpador sem espuma para remover as impurezas superficiais”, diz Zeichner. Molhe um algodão com uma loção leve, que possua glicerina hidratante e vaselina, que fortalecem a função de barreira da derme. Sua pele ficou seca ou rosa (ou vermelha) com os produtos? Então experimente uma fórmula sem fragrância.