11 maneiras de tirar cheiro de suor das roupas de treino

Por Kristin Canning – Women’s Health EUA

Foto Shutterstock

A beleza das calças leggings e dos tops esportivos é óbvia – mas limpá-los é outra história. Há uma nova palavra de ordem fazendo as rondas na comunidade fitness, e é chamado o efeito “rebloom”, de acordo com a P&G. Refere-se a roupas de treino recentemente lavadas que começam a cheirar mal novamente logo depois de colocá-las. (Se você sentiu um cheiro de suor depois de uma breve caminhada até a academia, sabe do que estamos falando.) Não é legal.

“Tecidos de desempenho absorventes de umidade, que fazem um trabalho incrível de enviar umidade para sua superfície para mantê-lo fresco e seco, tendem a ter áreas extras que se agarram à sujeira e aos odores”, diz a especialista em lavanderia Mary Marlowe Leverette (EUA).

Leia mais

Alguém pode explicar por que eu suo tanto?
6 problemas de saúde que te deixam envergonhada mas são normais

Produtos para a roupa dificultam a penetração nessas ranhuras, e pode até mesmo prender as coisas ruins. E como os tecidos de treino secam super rápido, você pode até esquecer o quão suada suas roupas ficaram. Quer ter certeza de que seus fios permanecem frescos? Veja as dicas abaixo!

Como tirar cheiro do suor das roupas de treino

1. Areje suas roupas antes de jogá-las no cesto

“Colocar as roupas de ginástica super-suadas em uma bola apertada e enviá-las para o fundo do cesto pode ajudá-las a se tornar um terreno fértil para bactérias”, diz Leverette. Se você não estiver lavando a roupa imediatamente, coloque-as para respirar ao ar fresco.

2. Tente congelá-los para uma rápida correção de fedor

Sim, você leu certo. Se você não poderá lavar suas roupas na hora que as tira, jogue em um saco plástico e coloque-as no freezer até a hora de por na máquina. O ar frio impede que as bactérias cresçam e sufoca o odor até que você possa lavá-las.

3. Vá devagar com o sabão

Não importa se você está ou não usando um produto esportivo especial, não adicione espuma extra à sua máquina de lavar com a esperança de que elas “trabalhem horas extras”. “Pelo contrário, isso pode causar um acúmulo de mofo e bolor – na verdade, é uma fonte de alimento para as bactérias”, diz Leverette. “Duas colheres de chá de marcas próprias costumam ser mais do que suficientes por carga de roupa”, completa. Ou tente metade ou três quartos da quantidade de detergente que você normalmente usa e faça um teste de cheirar para atingir o ponto ideal.

4. Pule o amaciante de roupas

Eles podem entupir as fibras dos tecidos de alto desempenho, impedindo que a água e o produto penetrem nessas ranhuras para uma limpeza profunda e mexendo nas propriedades de absorção de umidade e de combate a odores.

5. Lave suas roupas do avesso

Roupas – especialmente leggings – do avesso ajudam o produto a trabalhar nas partes mais cheias de cheiro dos fios (áreas que estavam em contato direto com a pele). É uma ótima maneira de eliminar o odor das axilas também. Além disso, isso ajudará a proteger a cor do seu top neon amarelo favorito.

6. Não os lave com tecidos pesados

Itens como casacos de lã, moletons e toalhas podem transferir o tecido para tecidos elásticos, o que dificulta a passagem de água e detergente.

7. Jogue com vinagre

Para limpar profundamente qualquer odor que não saia, tente molhar as roupas em uma parte de vinagre branco destilado e quatro partes de água fria por 30 minutos. “Outra solução para remover odores antigos é misturar uma solução de água oxigenada com água fria e deixar as roupas de molho durante a noite”, diz Leverette.

8. Adicione bicarbonato de sódio

Outra opção? Adicione uma xícara de bicarbonato de sódio à sua roupa durante o ciclo de lavagem para neutralizar os maus odores para sempre.

9. Suco de limão também pode ajudar

Soa estranho, mas o ácido cítrico do suco pode quebrar óleos do corpo, o que ajuda a destruir o odor. Além disso, o cheiro de limão é uma ótima maneira de ter um cheirinho de frescor sem produt opesado.

10. Mergulhe roupas em buttermilk (leitelho) para se livrar do mofo

Se você deixar suas roupas em um saco plástico na parte inferior da mochila de ginástica por alguns dias (culpada!), é possível se livrar do cheiro de mofo antes de lavá-las deixando de molho em leitelho – o soro de leite coalhado.

11. Deixe suas roupas secarem

Deixar a roupa secar ao ar livre é outra maneira de melhorar o odor das roupas. Às vezes, as máquinas não secam completamente as peças, e então elas ficam como uma pilha quente e úmida esperando você tirá-las da secadora. Não é exatamente a melhor opção para frescor. Deixá-las secar garante que elas recebam um fluxo de ar constante à medida que a umidade evapora.