Teste: quanto você realmente sabe sobre anticoncepcional?

Por Emily Abbate – Women’s Health EUA

Foto Shutterstock

As pessoas tentam evitar a gravidez por quase tanto tempo quanto fazem sexo. Isso significa muito tempo. Dito isso, você pensaria que o conhecimento da maioria das pessoas sobre anticoncepcional seria bastante alto, certo?

Embora o nosso conhecimento coletivo e individual esteja definitivamente melhorando continuamente (assim como o estado da educação sexual em geral), ainda há uma tonelada de mitos do controle de natalidade circulando por aí (que é, bem, um pouco alarmante).

Leia mais

Estudo conclui que pílula anticoncepcional pode causar depressão
É possível ficar grávida mesmo tomando pílula anticoncepcional?

Não ter uma boa noção dos prós e contras de como funciona o controle da natalidade pode levar a uma gravidez indesejada e, em alguns casos, pode ter efeitos colaterais potencialmente perigosos.
Acha que sabe tudo o que precisa sobre contraceptivos? Este teste indicará se sim ou não. Confira:

A pílula vai fazer você ganhar peso

Resposta: falso

Se você está culpando suas pílulas por esse aumento na balança do banheiro, provavelmente está enganada. Embora algumas mulheres relatem ganho de peso com a pílula, uma revisão de mais de 40 estudos não mostrou evidências específicas de que pílulas anticoncepcionais causam esse aumento.

No entanto, algumas mulheres ganham algum “peso de água” enquanto tomam pílulas que contêm estrogênio. Isso porque o hormônio pode causar retenção de líquidos, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Se for esse o caso, você provavelmente só vai fazer xixi e perder esse excesso de peso.

Você precisa “dar um tempo” da pílula

Resposta: falso

Não há evidências de efeitos nocivos a longo prazo do uso continuado da pílula anticoncepcional. Assim que uma mulher saudável deixa de tomar pílula, seu corpo volta ao estado normal em cerca de três meses.

“Isso significa que, se você é o tipo de pessoa que costumava ter TPM ou períodos mais intensos sem a medicação, esteja preparado para ter de volta esses problemas”, diz Christine Greves, ginecologista e obstetra do Orlando Health Winnie Palmer Hospital for Women & Babies (EUA).

Se eu parar de menstruar enquanto tomo a pílula, ela nunca mais voltará

Resposta: falso

“Enquanto tomam a pílula, algumas mulheres param de menstruar”, diz Kim Langdon, ginecologista e obstetra (EUA). Se o revestimento do útero não engrossar devido à flutuação hormonal, ele não precisa se desfazer a cada mês, que é o que acontece durante a menstruação. “Isso é perfeitamente seguro e vai mudar de volta ao normal quando parar a pílula”, diz Langdon.

A pílula pode ser usada além do que apenas um método contraceptivo

Resposta: verdadeiro

Tem acne intensa? Períodos dolorosos, pesados ou irregulares? As pílulas anticoncepcionais podem ajudar a aliviar tudo isso. “Eu acho que prescrevo mais para essas coisas do que para prevenção da gravidez”, diz Angela Jones, MD, ginecologista e obstetra do Hackensack Meridian Health Medical Group (EUA). “Eles também são usados para tratar endometriose e podem ser usados no tratamento de transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) e síndrome do ovário policístico (SOP)”.