Testamos: Pulseira fitness TomTom touch

Por Rubi Okamoto

O acessório faz um registro de 24 horas de todas as suas atividades

A marca especializada em GPS tem se aventurado no mundo fitness (veja aqui nosso teste do TOMTOM runner 3) e agora traz ao Brasil a pulseira TOMTOM touch cardio, que é vendido exclusivamente nas lojas Centauro, tanto física quanto on-line, pelo valor de R$899,99.

Vamos ao que interessa

O acessório faz um registro de 24 horas de todas as suas atividades. Quantidade de passos, calorias queimadas e horas de sono. É bem leve, prático e não me incomodou em nenhum momento. Existem dois tamanho de pulseiras e para saber qual é a compatível com seu pulso basta medir com uma fita métrica ao redor dele.

O aparelho principal é facilmente separado da pulseira, facilitando a limpeza e permitindo que você use ou compre outras cores. E embora seja resistente ao suor, não é recomendado para uso dentro d’água. A bateria dura aproximadamente 3 dias, é necessário ficar atento quando está acabando, principalmente na hora de dormir.

Para ter todos os seus números registrados é preciso instalar o app My sports (disponível pra IOS e Android). Você faz seu login, traça seus objetivos (quantidade de passos por dia, peso ideal, quantidade de exercícios físicos) e conforme vai atingindo-os durante o dia recebe estrelinhas. A sincronização via bluetooth com aplicativo apresenta gráficos muito simpáticos e de fácil entendimento. É possível ver sua evolução também no site.

Colocando no modo esporte ele calcula a quantidade de calorias queimadas e as distâncias percorridas (usando somente o acelerômetro instalado, pois não possui GPS). Há também um medidor de frequência cardíaca acoplado, que dispensa o uso de cintas no peito.

Minha opinião sobre o produto

Estou gostando bastante. Pulseiras de atividades sempre funcionaram como um estímulo a mais para me exercitar durante o dia. Por exemplo, minha meta são 10 mil passos por dia, às vezes, para completar o número, dou uma caminhada a mais na volta do trabalho, antes de chegar em casa.

O registro de horas de sono me ajudam a entender se preciso dormir mais (sempre), e se isso está afetando o meu rendimento durante o dia.

E um destaque para o design do aplicativo. Como designer gráfica, sempre observo a usabilidade das coisas, se são de fácil compreensão, se são atrativas visualmente e se conversam com o usuário. A interface é bem simples e amigável (é fácil chegar às informações que você quer) e os bonequinhos são muito divertidos.

COMPARTILHAR