4 razões para ter os músculos do quadril bem fortes

Dica: garante a saúde do corpo todo!

Por Juliana Vaz e Marissa Gainsburg

Reduz a dor nas costas

Se você sente dores na lombar ao ficar muito tempo sentada ou de pé, você não está estimulando os glúteos adequadamente. “Com isso, os músculos posturais ficam fracos, jogando o peso no quadril ao invés de equilibrar a força entre ele e o core”, diz Guilherme. Assim, as costas ficam sobrecarregadas. Alongamentos de quadril e exercícios fortalecedores farão com que os glúteos sejam acionados nessa situação, diminuindo a sobrecarga na lombar.

Treinos mais eficazes

Estabilidade e mobilidade permitem melhor execução de diversos movimentos esportivos, garantindo também mais força – o que maximiza seus resultados. Quer um exemplo? Agachamentos. Flexores de quadril atrofiados impedem que a pelve estique conforme agacha, impedindo que o exercício seja executado com máxima amplitude. Pesquisas mostram que, como os flexores de quadril e glúteos são músculos que trabalham em conjunto, esse encurtamento também limita a ativação do bumbum em movimentos funcionais como o swing com kettlebell – um dos mais efetivos em queimar calorias.

Menos problemas no joelho

O quadril ajuda no alinhamento do tronco e de toda a perna, até os tornozelos. A falta de mobilidade ou estabilidade em qualquer plano de movimento afeta o centro de gravidade do corpo e compromete as articulações, já que o corpo compensará aumentando a exigência dos músculos da coxa ou da articulação dos joelhos, segundo Guilherme. A boa notícia é dada por um estudo recente: seis semanas seguindo um protocolo de treinamento para fortalecer o quadril diminuem as dores no joelho com mais rapidez que a reabilitação específica para a área.

Mais equilíbrio

E, por consequência, abdômen mais definido. O quadril é a base do tronco, que, estável e firme, permite que o core seja acionado com mais facilidade. A postura adequada diminui o esforço e desgaste da corrida, que recrutaria mais passadas para compensar o desalinhamento do eixo gravitacional do corpo, e também melhora o desempenho na musculação ao executar afundos e agachamentos com uma perna.

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