Tomar suco de babosa realmente vai te ajudar a emagrecer?

Por Sarah Bradley – Women’s Health EUA

Tomar suco de babosa realmente ajuda você a perder peso?
Foto Shutterstock

Também conhecida como aloe vera, a babosa costuma ser usada para amenizar queimaduras. Contudo, ultimamente o suco de babosa está sendo apontada como a mais nova opção para quem quer perder peso.

Quem consome essa bebida defende que ela pode acelerar o metabolismo, promover a digestão adequada e ajudar a queimar mais gordura e calorias. Mas, afinal, isso é verdade?

O que é suco de babosa?

Ok, então o suco de babosa vem da planta do tipo suculenta. É nas folhas da babosa onde a mágica acontece: elas contêm um gel claro que pode ser usado para tratar queimaduras ou feridas, de acordo com o National Institute of Environmental Health Sciences (NIEHS). As folhas em si – especificamente uma camada conhecida como látex – podem ser transformadas em suco ou tomadas secas por via oral como um laxante, segundo o NIEHS.

Leia mais

8 receitas de smoothies que têm gosto de milkshake
Água com limão: todas as dúvidas que você ainda não teve resposta

Sim, você leu certo: laxante. As folhas das plantas contêm o composto antraquinona, chamado aloína, que possui propriedades laxantes, conforme aponta o instituto.

Então, o suco de babosa é saudável para tomar?

“A babosa contém polifenóis, que são um tipo de antioxidante”, diz Beth Warren, R.D.N., fundadora da Beth Warren Nutrition e autora de Secrets of a Kosher Girl (EUA). Estudos mostram que também tem vitaminas A, C, E, bem como vitaminas do complexo B e enzimas antiinflamatórias e esteróis de plantas. Com tudo isso ela é, teoricamente, saudável.

Contudo, existem dois tipos diferentes de suco de babosa: o que vem da substância gelatinosa clara dentro das folhas de aloe vera (misturado com água e açúcar) e o feito com folhas das plantas.

“Suco feito com a substância de gel transparente – geralmente conhecida como água de aloe ou água de babosa – pode realmente conter mais açúcar do que a outra”, diz Warren. Algumas versões, inclusive, possuem quase seis colheres de chá de açúcar, fazendo com que se torne bem próximo a um refrigerante!

Estes também provavelmente têm o laxante removido, então você poderá consumi-lo sem precisar de um banheiro nas proximidades.

“O suco de folha inteira de aloe vera, no entanto, é frequentemente vendido como suplemento alimentar em lojas de saúde e de vitamina. Ele é comercializado para promover saúde gastrointestinal, graças às suas propriedades laxativas”, diz Warren.
“Portanto, não acabe com uma garrafa inteira da bebida feita com a folha. Em vez disso, consuma misturada com algum outro suco”, orienta Warren.

“Outra coisa para se ter em mente: o suco em folhas inteiras é considerado um suplemento, que não é regulado pela Food and Drug Administration”, diz a profissional. “Isso significa que você nunca terá 100% de certeza do que está comprando.”

Bom, isso pode me ajudar a perder peso?

A verdade é que o suco de babosa vai te ajudar a fazer mais cocô, “o que pode resultar em perda temporária de água e, portanto, peso”, diz Warren. E com certeza, depois disso, você verá os ponteiros da balança abaixarem. Contudo, isso não é uma maneira confiável de estimular a perda de peso a longo prazo.

Mas isso só vale para a variedade de folhas inteiras. As outras coisas – como suco carregado de açúcar, por exemplo – não farão nada pela balança. Na verdade, essas calorias adicionais podem até levar ao ganho de peso se você beber regularmente.

Então, devo tomar o suco para perder peso?

A resposta é não. De acordo com Warren, se você está tomando um laxante para perder peso, isso pode ser um sinal de um hábito alimentar desordenado.

Se a intenção é consumir a babosa como um laxante natural, porque você está tendo problemas com o “número dois”, converse com seu médico sobre seus problemas digestivos.

Laxantes podem afetar a absorção ou interagir com outros medicamentos que você está tomando, e a babosa pode causar cólicas abdominais e diarréia, de acordo com a Clínica Mayo. Tomar grandes quantidades dessa bebida também pode ter consequências graves para a saúde, incluindo danos nos rins.

“Se, ainda assim, você está curiosa para experimentar, vá em frente e teste algumas opções engarrafadas que contêm apenas aloe vera e água”, orienta Warren. Mas certifique-se de evitar toneladas de açúcares adicionados à bebida ou ingredientes artificiais que você, francamente, não precisa.