8 substitutos do ovo para fazer pratos veganos

Por Marissa Miller – Women’s Health EUA

Foto Shutterstock

Os ovos são os heróis (em segredo) de muitas receitas: você raramente percebe quando eles estão lá, mas é bem provável que os pratos teriam um gosto bem diferente se eles não estivessem lá. Na verdade, os ovos são basicamente a “cola” que mantém muitos dos seus doces favoritos juntos.

“Muitas pessoas evitam os ovos porque são veganas ou têm alergia”, diz Bonnie Taub-Dix,nutricionista criadora do BetterThanDieting.com. Então, se você tem uma restrição alimentar, quer tentar uma dieta vegana em tempo parcial (popularizada por Beyoncé e Meghan Markle), ou você apenas está sem ovos em casa, há diversos substitutos que você pode usar.

Leia mais

8 proteínas fáceis de preparar para quem tem rotina corrida
14 alimentos tendência que você vai ver em todo lugar em 2019

8 substitutos do ovo para pratos veganos

1. Purê de abacate

“Um quarto de xícara de abacate amassado é um ótimo substituto para um ovo em produtos assados, onde também pode substituir o óleo”, segundo Taub-Dix. É possível que ele dê uma cor meio verde ao alimento, então se isso te incomodar, o ideal é usá-lo em receitas com mais ingredientes, como brownies.

2. Linho e chia

Já ouviu falar de ovos de linho? Sim, isso existe. “Bata uma colher de sopa de linho moído ou chia com três colheres de sopa de água”, diz Taub-Dix. Em seguida, deixe a mistura de lado para permitir que a água absorva e expanda. Use o seu novo “ovo” vegano para assar ou engrossar molhos.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Sarah Tanner🌱 (@sarahtannernz) em

3. Leite de manteiga ou leite de amêndoa

“Um quarto de xícara de leitelho (leite de manteiga) é um ótimo substituto de ovo”, diz Taub-Dix, mas os vegans não se sentem deixados de fora: “Eu deveria usar leitelho em uma receita, mas usei leite de amêndoa com um pouco de suco de limão funcionou muito bem”, diz Taub-Dix. “Use um quarto de xícara de leite de amêndoa e algumas gotas de limão, o que acrescenta acidez e espessura.”

4. Purê de banana

Bananas são como abacates: você se distrai cinco minutos e pronto, estão maduras (às vezes mais do que o esperado). Quando isso acontecer, você pode substituir os ovos usando um quarto de xícara de purê de banana para cada ovo. “Eles são ótimos para todos os produtos assados”, diz Taub-Dix. “Mas não funciona para uma omelete falsa.”

5. Manteiga de nuts

A manteiga de amendoim faz uma boa substituição para os ovos. Taub-Dix diz para adicionar um pouco de líquido de sua escolha (como água ou leite de amêndoa) a três colheres de sopa de manteiga de nuts. Use-o como uma alternativa em receitas que já exigem um perfil de sabor de nozes, como biscoitos ou bolo.

6. Aquafaba

Da próxima vez que você estiver cozinhando chili e a receita pedir um grão-de-bico enlatado drenado e enxaguado, guarde esse líquido. Aquafaba tem uma textura estranhamente semelhante às claras cruas. “É subutilizado, mas tem muito valor”, diz Taub-Dix, acrescentando que você precisará usar três colheres de sopa por ovo. Se você está adicionando a um molho, não é necessário misturá-lo, mas para o cozimento provavelmente precise para criar uma textura mais fofa. É também um substituto perfeito para os ovos se você quiser fazer um merengue vegano.

7. Molho de maçã

Tem uma criança na casa? Então você provavelmente tem um recipiente de molho de maçã em casa. Tudo o que
você precisa é de um quarto de xícara para substituir um ovo. “É líquido o suficiente, então não adicione nada”, orienta Taub-Dix.

8. Tofu

Um quarto de xícara de tofu em consistência uniforme pode ser usado em qualquer tipo de produtos assados e oferecerá uma boa dose de proteína à sua refeição.