Por que sinto coceira no corpo durante o treino?

Por Amy Roberts - Women's Health EUA

Foto: Shutterstock.

É uma reclamação muito comum, mas pouco discutida: “mal me aqueci e sinto coceira no corpo todo”. Mas por que? Teorias não faltam: podem ser os efeitos de uma sessão perdida de depilação? Uma reação esquisita da pele ao suor? Algo mais sério?

Boas notícias: você não é alérgica à sua transpiração, segundo a dermatologista Yan Isabel Zhu. Além disso, “a concentração de sal no suor é desprezível, então ele não poderia ser o fator da coceira”, explicou ela.

Possíveis causas da coceira no corpo

Ao invés disso, as causas mais comuns são: A) a produção de histamina (um composto que provoca, nos indivíduos sensíveis, reações alérgicas variadas) pelo corpo devido à fricção de roupas muito apertadas durante os treinos ou o calor do corpo gerado pela atividade física, ou B) uma reação alérgica aos químicos ou materiais presentes em suas roupas de treino.

“A fricção e o calor podem estimular as células da sua pele a lançarem a histamina, que tem o mesmo fator inflamatório que causa os sintomas de alergias sazonais, como o nariz congestionado ou a coceira”, diz Zhu. Um bom experimento para ver se esse é mesmo o problema, é tentar se exercitar usando roupas mais largas e confortáveis e ver se isso deixará você livre dos sintomas.

Num segundo cenário, podem haver resquícios químicos de roupas novas e não lavadas. Portando, se você lavou as roupas, saiba que resíduos do amaciante também causam reações.

Você também pode estar reagindo a alguns materiais de fábrica usados para fazer o elástico das roupas de academia. “Reações alérgicas não aparecem do nada”, afirma Zhu. “Sempre tem algum início insidioso, o que significa que, se seu corpo é exposto ao alérgico por muito tempo, começa a ficar sensível a esse composto”.

Lave as roupas novas antes de usá-las com sabão neutro e nada de amaciantes. Repare se tem alguma reação quando usa apenas certas calças e compare os componentes da fibra para ver se há um culpado em comum. Você também pode achar as roupas 100% algodão mais confortáveis do que as com tecidos sintéticos, como poliéster, spandex, ou lycra.