Professora de Pilates de Sheron Menezzes: “Quanto mais difícil o exercício, mais estimulada ela fica”

Por Camila Borowsky

sheron menezzes grávida pilates

Sheron Menezzes é uma aluna aplicada. Pilateira assumida, a atriz encontra nas suas aulas com a professora Raphaela Montana, proprietária do Studio de Pilates Vertical, em Ipanema, no Rio de Janeiro, um alento. “Sheron é uma aluna super avançada e adora super abdominais. Quando mais difícil a execução do exercício, mais estimulada ela fica”, revela a instrutora.

Para ela, o mais difícil para a atriz é controlar a mente para acompanhar a nova condição do corpo, já que ainda está em puerpério (período que ocorre desde o parto até que os órgãos e estado geral da mulher voltem às condições anteriores). “Nesta fase acontecem muitas alterações no corpo da mulher, principalmente estruturais. Para que ocorra a acomodação e a passagem natural do bebê durante o parto, o organismo aumenta a produção de hormônios, como a relaxina, que deixam os ligamentos mais frouxos. Com isso, a mulher também se encontra hiperflexível e hipotônica, ou seja, ocorre um aumento da flexibilidade e uma perda da capacidade de gerar força”, explica Raphaela. Segundo ela, pode levar até um ano para que a recente mamãe volte à sua antiga forma física.

“Claro que quanto maior o condicionamento físico e tônus muscular da mamãe anterior à gravidez, mais rapidamente seu corpo recupera suas condições normais”, diz. “No caso da Sheron, ela sempre teve muito tônus. Seu abdômen é superforte e sua diástase dos músculos abdominais foi apenas fisiológica, um afastamento natural das fibras devido ao aumento no volume abdominal.”

sheron menezzes pilates 3
Sheron agora faz as aulas com o pequeno Benjamin

Sheron já voltou aos treinos três meses depois do nascimento do filho, quando havia perdido a maior parte dos quilos adquiridos na gravidez. “Ela chegou aqui magrinha, com o peso que estava antes de engravidar, e cheia de disposição para voltar ao ritmo de antes, porém superbem orientada por sua médica a não pegar pesado com atividades físicas durante a amamentação, já que ela deseja amamentar Benji até a idade necessária para a sua saúde.”

Em uma das aulas, a atriz até mesmo carregou seu pequeno, que ela chama carinhosamente de “passarinho” para o studio.  “Ele voou junto com ela nos exercícios aéreos, que ela adora”.

Hoje o foco da atriz é voltar à atividade aos poucos, sem exageros, com foco no realinhamento postural e recuperação de tônus muscular.

*Já leu a entrevista de Sheron Menezzes na Women’s Health Brasil de março/2017? Está imperdível! Você encontra a revista nas bancas e em versão digital. Clique aqui para baixar o nosso aplicativo (disponível para Android e iOS).

COMPARTILHAR