O que você sempre acreditou sobre segurar o xixi pode estar errado

Por Ana Paula Ferreira

Foto Shutterstock

Você é uma daquelas pessoas que, em meio à correria das tarefas diárias, sempre acaba deixando para ir ao banheiro depois? Muitas vezes, segurar o xixi é apontado como o principal motivo do desenvolvimento de doenças como a infecção urinária, por exemplo.

Contudo, segundo Fernando Almeida, urologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), essa preocupação é um mito. Isso porque não existem evidências de que, de fato, segurar a urina seja a causa da infecção.

Leia mais

Hidrate-se: tomar água melhora a produtividade no trabalho
Quantas vezes por dia é normal fazer xixi?

Ele explica que o organismo possui alguns mecanismos de defesa que impedem que a gente segure o xixi mais do que o corpo poderia aguentar. “O cérebro recebe informações conforme a bexiga vai se distendendo. A primeira mensagem e desejo de urinar ocorre quando a bexiga está com volume de aproximadamente 150 ml. Quando essa quantidade passa para o intervalo de 400ml a 500ml, o desejo é tão forte que não é possível mais adiar a ida ao banheiro”, aponta.

De acordo com o profissional, a atenção principal deve estar na cor da urina, que pode ser um ótimo “termômetro” para você saber se seu corpo está ou não hidratado. “Não é preciso que ela esteja transparente, mas quanto mais clarinha, mais hidratado está o corpo”, explica ele. “Quando a urina apresenta aspecto amarelo escuro é sinal de que está passando da hora de beber água”, complementa.