8 razões pelos quais você está fazendo xixi turvo

Por Nicole Blades – Women’s Health EUA

Fazer xixi turvo
Foto Shutterstock

Aqui está algo importante sobre xixi: é bom, às vezes, dar uma olhada no vaso sanitário depois de se aliviar. Normalmente, ele estará clarinho e amarelo, exatamente como deveria. Mas e quando você faz xixi turvo?

Primeiramente, eu sei que digo isso o tempo todo, mas não enlouqueça. Por mais que fazer xixi turvo seja um sinal de que algo está errado, provável não será nada grave.

Leia mais

Fazer xixi com sangue deve ser um motivo de preocupação?
Quantas vezes por dia é normal fazer xixi?

“Há várias razões pelas quais a urina pode estar um pouco turva”, diz Hajar Ayoub, urologista da UT Health e UT Physicians (EUA). Faça um balanço dos possíveis motivos listados abaixo e, se você não notar nenhuma melhora, talvez seja hora de visitar um médico.

1. Você não está bebendo água suficiente

“A desidratação é uma causa comum de urina turva”, diz Ayoub. Ah, é bom saber que beber mais refrigerante diet ou café gelado não vai necessariamente ajudá-la. “Você precisa de uma boa e velha água!”, ela diz. Isso porque qualquer tipo de bebida com cafeína pode piorar a desidratação.

“Quando não consumimos água suficiente, a urina se torna mais concentrada e cristalizada”, explica Ayoub. “Isso causará irritação na bexiga, o que causa a urina turva.”

2. Você tem uma infecção urinária

Sim, parece ser o problema favorito das mulheres, e isso pode fazer com que seu xixi pareça um pouco “nublado”. “As infecções acontecem quando bactérias infectam qualquer parte do sistema urinário (rins, bexiga e uretra). Já a infecção urinária normalmente infecta apenas a bexiga ou uretra. Ela pode ser causada por desidratação, constipação ou simplesmente segurar o xixi”, explica Ayoub.

E é essa bactéria que faz seu xixi parecer opaco: “A urina sedimenta, estagna e se torna um meio para as bactérias”, diz Ayoub. Uma infecção urinária pode ser tratada com uma rodada de antibióticos – e quanto mais cedo, melhor.

3. Você tem algo chamado vaginite

“A vaginite é basicamente uma inflamação da vagina, e também pode causar urina turva. Outros sintomas são o corrimento vaginal anormal e um odor desagradável, além de coceira e até dor durante o sexo”, diz Ayoub.

Este problema também pode se desenvolver como resultado de uma reação alérgica a certos produtos químicos em produtos de cuidados pessoais, como sabonetes ou cosméticos femininos perfumados. Se você acha que pode ter vaginite, consulte um médico. Ele provavelmente prescreverá um antibiótico ou medicamento antifúngico, e as coisas devem melhorar em uma semana ou duas.

4. Você tem uma DST

“Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como gonorréia e clamídia, também causam urina” turva, diz Ayoub – especialmente nos estágios iniciais da infecção. “Essas infecções geralmente resultam em secreção que contamina a urina”, diz ela.

Mas a urina turva também pode aparecer em estágios mais crônicos das infecções: “Neste cenário, eles também causam cicatrizes na uretra, o que impede o esvaziamento da bexiga e, portanto, resulta em urina turva”, explica Ayoub.

5. Você tem pedra nos rins

“Quando em movimento, as pedras podem causar pequenos arranhões que resultam em sangue na urina, que então aparece como nebulosidade”, diz Ayoub. “Se as pedras contêm bactérias, elas também podem causar uma infecção urinária. Já se elas se romperem, algumas peças farão com que a urina pareça turva.”

Não há nada de divertido em pedras nos rins, por isso, consulte seu médico e peça uma saída rápida.

6. Sua urina pode ter sangue

“Sim, o sangue é vermelho, mas se ele aparecer microscopicamente na urina, pode fazer seu xixi parecer mais nublado do que rosado”, diz Ayoub.

“Causas de sangue na urina incluem DSTs, pedras nos rins e na bexiga e – raramente – tumores do trato urinário”. É importante notar que nem todo xixi turvo contém sangue, mas você deve testar sua urina e ver um urologista para ter certeza.

7. Você tem doença renal crônica

Ela é um declínio progressivo da capacidade dos rins de realizar uma de suas principais funções: filtrar os resíduos metabólicos do sangue. “Isso pode levar à excreção de proteína, o que faz com que a urina pareça turva”, aponta Ayoub.

Outros sintomas incluem náusea, fadiga, dificuldade para respirar, cãibras musculares e amarelamento da pele. O dano renal é geralmente permanente, mas o tratamento pode ajudar a facilitar a progressão.

8. Você tem diabetes

Diabetes é uma doença crônica que se desenvolve quando a glicose no sangue (o açúcar) é muito alta. A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, ajuda a regular esse açúcar e o utiliza como energia. Mas quando seu corpo não produz insulina suficiente ou não o usa corretamente, o açúcar permanece no sangue em vez de ir para outras células.

Existem dois tipos principais de diabetes. O tipo 1 ocorre quando o corpo não está produzindo insulina, e o tipo 2 (mais comum) ocorre quando o corpo não está respondendo adequadamente à insulina.

De acordo com Ayoub, ambos os tipos podem resultar em urina turva, “como eles podem causar açúcar na urina quando os níveis estão elevados no sangue.”

Se você tiver com a urina turva por muito tempo – juntamente com outros comuns sintomas de diabetes, como urinar com frequência e sentir muita sede – consulte o seu médico!