Profissional responde: qual é a melhor hora do dia para treinar?

Por Kristin Canning and Hayley Shapley – Women’s Health EUA

Foto Shutterstock

Se você mantém uma rotina fitness, em algum momento já deve ter se perguntado: qual é a melhor hora do dia para treinar?

De acordo com Lara Carlson, professora associada do departamento de ciência dos exercícios aplicados na University of New England (Austrália), muitos estudos apontam o período da manhã como melhor para se exercitar. “Há uma pesquisa que analisou pessoas que praticam exercícios pela manhã versus à tarde, e aquelas que se exercitam no início do dia têm menor pressão arterial e dormem melhor”, diz ela.

Stephen Ball, Ph.D., professor de fisiologia do exercício e nutrição na University of Missouri (EUA), concorda. “Exercícios matutinos tendem a ter melhores benefícios a longo prazo”, diz ela.

Leia mais

Ciência aponta qual o melhor treino para perder peso. Descubra!
Treinar no inverno: 7 informações importantes para se exercitar no frio
Aposte neste HIIT de 12 minutos para treinar em casa no inverno

A profissional explica também que começar o dia com uma escolha saudável pode ter um efeito de bola de neve. “Sua rotina é muito agitada para ir à academia de manhã? Programe o despertador para tocar 10 ou 15 minutos antes e faça alguns alongamentos simples ou movimentos de peso corporal na sua cama.”

Em contrapartida, outras pesquisas apontaram que as pessoas podem ter mais força durante os treinos no começo da noite. Um estudo publicado no Journal Of Sports Sciences descobriu que entre as 16h e 20h o desempenho dos participantes foi melhor em comparação com outras horas do dia.

Mas nem tudo se resume a isso. No fim das contas, a resposta de Lara é bem simples. “A melhor hora para treinar é sempre você que irá definir”. Isso porque cada pessoa leva uma vida com rotinas diferentes. O importante é não desistir!