Qual a maior velocidade que uma pessoa pode correr?

Por Redação Women’s Health EUA

Maior velocidade que uma pessoa pode correr
Foto Shutterstock

Assistir corredores de elite é hipnotizador para algumas pessoas. Durante uma maratona, eles parecem que estão deslizando graciosamente pelo chão – quando, na verdade, eles estão mantendo um pace de menos de 6 minutos por 42km. E isso falando de corridas de distância. Assistir uma de tiros faz você sentir que está vendo uma perseguição de carros.

O corredor mais rápido do mundo atualmente é Usain Bolt, que pode correr quase 45km por hora. Ele também mantém o recorde pelos 100 metros rasos, com 9,58 segundos. Christian Coleman, no entanto, quebrou um recorde mundial no começo do ano pelos 60 metros, conquistando a marca de 6,37 segundos, e alguns argumentam que ele merece o título de mais rápido.

Leia mais

Quer começar a correr? Estes 3 passos vão te ajudar!
Porque você sente dor na lateral da barriga ao correr

Quanto às mulheres, Florence Griffith Joyner tem o recorde dos 100 metros rasos, com 10,49 segundos.

Não importa de quem é o título, sempre que vejo pessoas rápidas demais, penso: como? Como pode um humano ser tão rápido?

O que é necessário para correr super rápido?

“É claro, atletas não apenas aparecem para as corridas sem horas intensas de treinamento, mas eles também possuem genética a seu favor”, segundo Colleen M. Brough, personal trainer diretor da clínica Columbia RunLab (EUA).

“Para correr na velocidade deles, você precisa de certa quantia de fibras musculares do tipo II e IIx, que oferecem movimentos rápidos e poderosos, mas que se exaustam rapidamente”, diz Colleen. A maioria das pessoas tem cerca de 50% de fibras do tipo I (o necessário para corridas de resistência) e 50% do tipo II. “Mas os corredores de elite, como Usain, possuem uma porcentagem maior desse segundo. Geneticamente, eles têm vantagem.”

Ao mesmo tempo, há quem tenha mais fibras do tipo I, então eles correm sem cansar por mais tempo.

Então, posso treinar para correr mais ou desisto?

Você pode, mas provavelmente não baterá recordes se seu DNA não estiver pronto para o sucesso.

Movimentos explosivos e musculação são importantes para os aspirantes a corredores – mas claro, um pouco de cardio também ajuda. “E, quanto à força, foque nos glúteos”, diz Colleen. Com mais força no local, a ativação muscular vai ser mais rápida.

E os corredores mais rápidos tendem a ter força na parte posterior do pé (quando você pisa com a parte da frente) e nos joelhos. “E quase como se eles forçassem o chão para baixo, não o corpo para cima”, explica.

Há um limite para a rapidez humana?

De acordo com um estudo de 2010, sim. Por causa do impacto que as fibras assumem, 64km parece ser o limite. Bolt ainda tem um longo percurso – sem trocadilhos – para chegar nesse numero. Contudo, Colleen diz que já evoluímos muito ao longo dos anos. “Estamos expandindo áreas da ciência do exercício e descobrindo formas mais eficientes de correr.”