Sempre recebo a mesma pergunta sobre treinos de força: afinal, todo mundo precisa fazer? Por mais que seu objetivo seja apenas emagrecer – e para isso, você faça exercícios aeróbicos, como corrida ou spinning –, é necessário fortalecer os músculos para que eles tenham condições de aguentar o treino, evitando lesões futuras.

E a musculação é ainda mais importante para mulheres de 30 anos ou mais. É nessa idade que começa o “declínio metabólico”, período no qual começamos a perder massa muscular. E essa perda é nítida, se traduz em início da flacidez e até a percepção clara de termos menos músculos (e dificuldade para recuperá-los).

Você não precisa abrir mão do seu exercício aeróbico, mas saiba conciliar ambos os treinos: fazer musculação antes ou depois do cardio vai depender do seu objetivo. Se sua meta é perda de gordura, “bombe” no aeróbio, continuando com um circuito leve na musculação. Porém, se o objetivo é tônus muscular, sugiro começar com a musculação e terminar com uma sessão na esteira ou bike ergométrica. Fazer o aeróbio primeiro pode fadigar os músculos, impedindo um bom rendimento na hora de puxar ferro.

Sei que muita gente odeia a musculação, mas coloque na cabeça que ela também faz parte da sua rotina de treinos, e inclusive ajudará a evoluir mais rápido em seu aeróbico preferido. Tenho certeza que isso amenizará (um pouco) o medo da musculação.

 

bianca-vilela

Com mais de 15 anos de experiência, Bianca Vilela é graduada em Educação Física pela UNESP e pós-graduada e mestre pela UNIFESP/Escola Paulista de Medicina. Ela é fundadora e diretora da empresa Bianca Vilela Saúde Corporativa.
www.biancavilela.com.br

COMPARTILHAR